Técnicas de esterilização: Autoclave (calor úmido, vapor) ou Estufas (calor seco, fornos).
Antes da lavagem, todo o material contaminado deve ser esterilizado em autoclave a 121°C, por 30 minutos.
Lavagem:
• Esvaziar o conteúdo do tubo, lavar com água e detergente neutro, utilizando escovas laboratoriais para retirar os resíduos internos.
• Lavar com água e detergente neutro e enxaguar em água corrente, enchendo e esvaziando totalmente os tubos repetindo o processo cinco vezes.
• Se possível, utilizar água destilada para o último enxágue.
• Deixar escorrer bem toda a água, colocar os tubos em cesta de aço inoxidável perfurada, em posição invertida para que todo o líquido escorra totalmente e seque em temperatura ambiente.
• O material volumétrico é seco à temperatura ambiente e o não volumétrico pode ser levado à estufa (material volumétrico não deve ser aquecido, pois podem dilatar e perder a precisão).
OBS: A água destilada é o resultado de um processo chamado de destilação, que consiste em aquecer a água até que evapore, de forma que durante o processo de evaporação, os minerais e impurezas presentes na água são perdidos. A água destilada é principalmente utilizada em processos industriais e em laboratórios com o objetivo de preparar reagentes e solventes, já que não possuem sais minerais em sua composição, o que poderia interferir nas reações realizadas. A água da chuva também é considerada água destilada.
BONS ESTUDOS!