SóProvas


ID
4123852
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É muito recentemente que historiadores brasileiros têm se debruçado sobre a revisão e a reescrita de toda história, isto é, dos acontecimentos no processo histórico e das versões historiográficas sobre esse processo.

[Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História, 2001]


A partir do artigo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A obra da qual foi retirada a afirmativa apresentada na questão,“ De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil", de Eduardo França Paiva, tem como objetivo analisar o conceito de mestiçagem segundo diferentes propostas da historiografia. A questão, no entanto,  não está focada na problemática da miscigenação em si mas naquela da historiografia: como ela vem sendo tratada pelos historiadores brasileiros. Como estes são, ou não, abertos às transformações da forma de entender, interpretar e construir o discurso da História. 

    Para responder corretamente à questão é necessário conhecimento acerca de Teoria de História, no que tange às novas questões e propostas da Historiografia no Brasil, desde o início do século XX. Para tal são importantes autores como Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda, Ronaldo Vainfas, Manolo Florentino, Gladys Sabina Ribeiro, Rodrigo Bentes Monteiro entre outros. 
    Acerca do tema, uma das alternativas apresenta uma proposição correta. 

    A) INCORRETA- Em primeiro lugar é preciso clarificar em que contexto é usado o termo “historiadores revisionistas", o que não está claro. Em seguida, a proposta de historiadores que trabalham com novas questões propostas pela Historiografia não é de “desvirtuar" narrativas abrangentes sobre temas clássicos mas, de valorizar e aprofundar tais projetos. 

    B) INCORRETA- Embora possam ser considerados “conservadores", historiadores brasileiros não devem ser entendidos como pretendendo impor uma “visão única" e “totalizante". Basta citar as obras de Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Hollanda. 

    C) INCORRETA- A alternativa descreve exatamente o que a novas propostas historiográficas pretendem evitar! Principalmente no que se refere à “histórias totalizantes". Para entender tal ideia a enunciação de projetos de historiografia já nos indicam o caminho: história social das ideias, história cultural, micro história, entre outras . 

    D) CORRETA-A alternativa enuncia os desafios da historiografia contemporânea: dar voz a quem nunca a teve em contextos complexos, diversos e multifacetados. 

    E) INCORRETA-A alternativa contradiz o que está expresso no pequeno trecho transcrito na entrada da questão. 

    Gabarito do Professor: Letra D.