SóProvas


ID
4123861
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a pergunta feita à historiadora Natalie Zemon Davis.


   Seu livro O retorno de Martin Guerre, de 1983, gerou muitos debates, e ao lado de Montaillou, de Le Roy Ladurie, e O queijo e os vermes, de C. Ginzburg, tem sido elogiado como pertencente à tradição pós-modernista em historiografia.


(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, As muitas faces da história – Nove entrevistas, 2000)



As obras citadas fazem parte da chamada

Alternativas
Comentários
  • Para responder corretamente à questão é necessário conhecimento acerca de Teoria de História, no que tange às novas questões e propostas da Historiografia desde o início do século XX. Para tal são importantes autores como Marc Bloch ,Eric Hobsbawn, Carlo Gisnburg, Pierre Nora, Jacques Le Goff entre outros, incluso brasileiros como Sérgio Buarque de Hollanda e Gilberto Freire.

    As novas propostas da historiografia visam “ fugir" das propostas totalizantes. A ideia é dar voz a quem nunca teve voz. Ou seja, entender, analisar, estudar e construir história a partir de outros ângulos, além daquele  dos fatos e dos heróis consagrados. A entrada da questão apresenta três obras, de três historiadores diferentes e, demanda que seja indicada, entre as alternativas, aquela que aponta a visão historiográfica que as norteia. A resposta é direta e ter conhecimento específico dos autores citados é fundamental . A bibliografia acerca do tema é vasta e não é de dífícil acesso. Vale começar com A Nova História de Jacques Duby e outros.

    A) INCORRETA-A história das estruturas trabalha com arcabouços políticos, sociais e econômicos adequados à história de longa duração, o que não é apresentado nas obras destacadas.

      B) INCORRETA- A ego-história trata da história do próprio autor, vista através dos mesmos métodos que são utilizados para analisar e entender a história de outros. Não é o que as obras citadas apresentam. 

    C) INCORRETA- História de eventos é fundamentalmente factual, o que é feito, por exemplo, pelos positivistas 

    D) INCORRETA- A história quantitativa é baseada em dados matemáticos e estatísticos, o que não acontece nas obras citadas. 

    E) CORRETA- A micro-história supõe a possibilidade de uma visão acerca  da complexidade do processo histórico a partir da história de uma personagem, um momento ou um evento específico. Isso é demonstrado na obra “ícone" da micro história “ O queijo e os vermes" de Carlo Ginsburg. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Ninguém nem ousou comentar essa desgraça

  • questão mal elaborada pra reprovar o candidato

  • Quem conhece a obra Queijo e os Vermes sabe que é famosa por ser um dos pioneiros a introduzir a micro-história no campo historiográfico de uma maneira inovadora.

    Sabendo disso já dá para matar a questão.

    Gabarito E