SóProvas


ID
4123876
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir dos anos 50, aproximadamente, uma nova concepção revitalizou os estudos sobre a escravidão negra. Há uma renovação do interesse pela escravidão negra nos Estados Unidos, com trabalhos de David Brion Davis, Charles Wagley, Boxer e Genovene, que questionaram as teses Tannebaum, Elkins e, consequentemente, Gilberto Freyre. Argumentaram que o escravismo anglo- -saxônico pouco diferia daquele instituído por povos de outra origem, inexistindo um sistema mais brando que outro e sendo as variações ao longo do tempo menos significativas que os padrões subjacentes de unidade.

[Suely Robles Reis de Queiróz, Escravidão negra em debate. Em: Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva, 1998. Adaptado]


Segundo o artigo, a repercussão dessas ideias no Brasil teve como efeito

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda fragmento sobre historiografia da escravidão e demonstra como que estudos que reveem temas clássicos a partir de novas abordagens e fontes podem modificar o que sabemos sobre o tema em questão e produzir novas correntes de interpretação, como no caso sobre a escravidão. O enunciado busca a alternativa correta sobre a influência de novos estudos sobre a escravidão no EUA no Brasil.  
    A) Os estudos norte-americanos sobre o tema possibilitaram o entendimento de novas possibilidades interpretativas no Brasil sendo uma das mais importantes as que abordam as relações entre o sistema escravista e a realidade econômica do período ressaltando que para além de questões políticas, humanitárias e religiosas a escravidão teve papel importante no desenvolvimento do capitalismo brasileiro. Afirmativa correta.  
    B) Não há de fato tal resistência  nas universidades brasileiras sendo a maioria muito bem representada em estudos do tema.

    C) Ambos os temas são bem estudados nos deparamentos de História por todo o Brasil e não estiveram diretamente relacionados a revisão historiográfica norte-americana sobre o tema.

    D) A valorização da pesquisa histórica nacional teve seu momento de popularização com a disseminação de programas de pós graduação em História nas maiores universidades brasileiras a parti da segunda metade da década de 80. 

    E) Vai de encontro ao texto que demonstra exatamente o contrário ao afirmar que não há grandes especificidades na escravidão tanto nos EUA como no Brasil. 





    Gabarito do professor: A.