SóProvas


ID
4126072
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A vaca dá leite só quando está amamentando?

    Não. As vacas leiteiras são capazes de dar leite por mais de dois anos após o nascimento da cria. O tempo exato vai depender da característica genética de cada animal. Nas vacas de corte, a produção de leite vai diminuindo a partir do terceiro mês do nascimento da cria, no sétimo mês, elas produzem muito pouco do líquido.
    Mas por que, então, a resposta é “não”? _______ o período de produção de leite pode ser prolongado graças ao estímulo físico que a vaca recebe ao ser ordenhada.
    Então vamos lá, passo a passo. Quando o bezerro nasce, a vaca mãe começa a produzir leite. Depois de 60 dias, em média, ocorre o desmame do filhote. Aí entra a função da ordenha frequente: quando a mama é pressionada, uma mensagem é enviada ao cérebro da vaca, estimulando a glândula hipófise, que libera um hormônio chamado oxitocina. Essa substância chega à mama pela corrente sanguínea, contraindo as fibras musculares e levando ___ liberação de mais leite. Ou seja, nesse período, ela não precisa estar grávida, só bem alimentada, saudável e criada em boas condições de ambiente. Para desacelerar e interromper a produção de leite, basta parar de ordenhar o animal.
    Um lembrete final: vacas que produzem leite passam bastante tempo de suas vidas grávidas, sim. Em fazendas de produção de leite, os animais são inseminados de novo, em média, 60 dias após cada parto, e elas tendem a dar à luz, em média, uma vez por ano. Nesse esquema, dos 12 meses do ano, uma vaca produz leite por dez (durante a amamentação e, depois, estimulada pela ordenha), fica 2 meses parada e engravida de um novo bezerrinho. Aí o ciclo recomeça.

 https://super.abril.com.br/... - adaptado.

Os verbos sublinhados no trecho “vacas que produzem leite passam bastante tempo de suas vidas...” (último parágrafo) estão no:

Alternativas
Comentários
  • Modo indicativo: expressa, em geral, fato; cuidado maior merece o futuro do pretérito, pois, em geral, sinaliza condição, hipótese.

    Ex.: No próximo ano, faremos dez anos de namoro. Nessa frase, o verbo expressa futuro tido como certo.

    No próximo ano, faríamos dez anos de namoro. Nessa frase, o verbo expressa fato hipotético, isto é, atrelado a uma hipótese.

    Se a frase afirma que faríamos, então não faremos. Repare! O pretérito perfeito expressa passado pontual. Diz-se de fato concluso. Ex.: Ela bebeu muito.

    Ele teve uma doença grave.

    O pretérito imperfeito expressa passado impontual duradouro, permanente ou frequentativo.

    Ex.: Ela bebia muito. Quando nasceu, tinha uma doença grave.

    O pretérito-mais-que-perfeito exprime fato passado anterior a outro fato também passado.

    Ex.: Quando eu cheguei, ela já dormira. (ela dormiu antes de eu chegar)

    2) Modo subjuntivo: expressa, em geral, hipótese, fato dependente.

    Ex.: Se não chovesse, eu sairia.

    3) Modo imperativo: expressa ordem, súplica, apelo, exortação.

    Ex.: Espere-me, que eu já vou.

    FONTE: Material de apoio ALFACON.

  • Presente do INDICATIVO: Fato que ocorre, algo frequente, habitual.

    Presente do SUBJUNTIVO: Expressa um fato atual exprimindo possibilidade, fato hipotético.

  • Pra saber se um verbo está no presente do indicativo, basta colocar o adverbio " normalmente" antes do verbo.

    Ex: vacas normalmente produzem leite.

    Valeu!