SóProvas


ID
4127260
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo pressupõe no seu desenvolvimento processos de elaboração, gestão e avaliação que assumem propósitos específicos e que se situam nos diferentes níveis do sistema educativo, onde são tomadas as decisões curriculares. É correto afirmar que é no nível meso que:

Alternativas
Comentários
  • a ideia de currículo que funciona na mentalidade educativa dominante, patente nos níveis de decisão macro, meso e micro, da administração às escolas e professores, privilegia a leitura do currículo como uma mera prescrição, não capturando o seu significado social e político essencial (Gaspar & Roldão, 2007).

    2.2 Níveis de decisão curricular: central, institucional, grupal ou individual

    A gestão curricular inscreve-se num processo contínuo de tomada de decisão que ocorre em diversos níveis, articulados entre si. As políticas da flexibilização curricular criaram a necessidade de diferenciar 4 níveis de decisão curricular:

    1. O nível central (macro) estabelece o currículo nacional delineado pela administração central, concretizando-se na prescrição das aprendizagens comuns a promover na escola, assumindo forma de programas ou orientações curriculares e documentos afins.

    2. O nível institucional (meso) diz respeito à adaptação do currículo nacional ao contexto das escolas com base na elaboração, primeiro do projeto educativo que é o instrumento de gestão educativa, expressão da visão da escola e orientador da ação educativa naquele contexto particular; depois, do projeto curricular, que concretiza as opções do projeto educativo ao nível do currículo – elemento central da ação da escola – e a sua organização e desenvolvimento no contexto em causa.

    3. O nível grupal (meso) relaciona-se com a adaptação do projeto curricular ao projeto de desenvolvimento curricular para cada turma – ou outros grupos de trabalho e aprendizagem – formulado pelo grupo de professores – conselho de turma ou equipa educativa – que integram o trabalho conjunto com essa turma ou grupo de alunos, em articulação com os departamentos respetivos.

    4. O nível individual (micro) relaciona-se com o dia a dia da ação educativa concreta e as opções que os professores, em consonância com as decisões de cada equipa ou grupo, tomam individualmente na sala de aula, tendo sempre como referência os níveis anteriores. 

    https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/livro_gestao_curricular.pdf