SóProvas


ID
4132783
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


Ao entrarmos em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue materializar com palavras.

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de ouvir. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a sua voz. É na fase fetal que se forma a memória sonora das crianças, responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical.

Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras.

A música possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, independente de sua faixa etária. Através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, ideias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionados. 

A E I O U… dabliú, dabliú, na cartilha da Juju”: quem já ouviu esse refrão na voz de Margareth Menezes nem suspeita que tais palavras foram extraídas da marchinha de carnaval composta em 1932 por Lamartine Babo e Noel Rosa, na música “A.E.I.O.U – A Cartilha da Juju”. De maneira bem-humorada, os autores mostram que, desde aquela época, havia uma preocupação com o sistema educacional no Brasil.

A ideia de representar o Brasil em música já era forte no projeto modernista de Mário de Andrade e Villa-Lobos, nas décadas de 1920-40, partindo do estudo do folclore para chegar a uma representação de brasilidade na música de concerto. Mas, a partir da década de 1950, quem assume a missão de representar o Brasil em música são os compositores populares, e o lugar que o folclore ocupava antes como depósito de autenticidade e originalidade passa a ser substituído pelo samba dos anos 20/30.

No ABC do Sertão, música composta por Luiz Gonzaga em 1953, o autor expressa o som autêntico do abecedário usado pelo povo nordestino. Foi a maneira que ele encontrou para homenagear e mostrar para o Sul que os seus conterrâneos tinham uma forma genuína – e não errada – de falar.

O Trenzinho do Caipira, uma composição de Heitor VillaLobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2, é uma obra emblemática. A música se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. A melodia fez com que um dos nossos maiores poetas, o Acadêmico Ferreira Gullar, entrasse “em transe” (palavras dele), como se tivesse recebido um “choque mágico”, resultando na composição de um inspirado poema que se transformou na letra. Trata-se de um belo exemplo (e resumo) de como a linguagem da música, numa organização sistemática entre sons e silêncios, é capaz de comunicar sensações que ultrapassam nosso entendimento racional.

Arnaldo Niskier. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/linguagem-da-musica. Acesso em 15/09/2019. Adaptado. 

Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Discorrendo em linhas concisas, Celso Pedro Luft, nas primeiras páginas de Decifrando a Crase, ensina que se usa o acento grave no "a" em duas circunstâncias apenas:

    1ª) para sinalizar a crase, isto é, para indicar que o "a" vale por dois: à = a + a;

    2ª) para sinalizar preposição "a" em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundir com o artigo "a" (p.ex. escrever à mão, cortar à faca, etc.)

    Substitua o termo feminino por um masculino a fim de verificar se genuína ou não a ocorrência da crase. Se ocorrer “ao”, marca-se; se ocorrer apenas “o”, artigo, ou “a”, preposição”, deve-se evitar. 

    a) “Música boa” é um conceito que se refere àquela música que emociona alguém.

    Correto. Observe que o verbo "referir-se" demanda a preposição "a" que se aglutina correta e normalmente ao pronome demonstrativo "aquela", resultando, portanto, na crase: se refere a + aquela = se refere àquela;

    b) Alguns fãs sonham em encontrar seus ídolos músicos cara à cara.

    Incorreto. Não se marca a crase quando palavras repetidas formam locução, haja vista existir somente a preposição "a". Correção: "Cara a cara";

    c) É preciso reconhecer que todos têm direito à todo tipo de música.

    Incorreto. Não se marca a crase diante de pronome indefinido, salvo o pronome "outra". Além do mais, o pronome "todo" é masculino. Correção: "(...) têm direito a todo tipo de música";

    d) A música tem o poder de dar, à mim e à você, uma visão diferente da vida.

    Incorreto. Não se marca a crase diante de pronome oblíquo tônico (mim) e, em geral, a crase é proibida em se tratando de pronomes de tratamento (você). Correções: "(...) dar a mim e a você";

    e) Não se sabe à quem devemos atribuir o título de “primeiro criador de um instrumento musical”.

    Incorreto. Não se marca a crase diante de pronome indefinido. Correção: "Não se sabe a quem devemos atribuir (...)".

    Letra A

  • Não ocorre crase:

    1 - Antes de palavras MASCULINAS

    Ex.: Caminhava à passo lento.

    2 - Antes de VERBOS

    Ex.: Estou disposta a colaborar com ele.

    3 - Antes de ARTIGO INDEFINIDO

    Ex.: Fomos a uma empresa especializada.

    4 - Antes de alguns PRONOMES

    Ex.: Passamos os dados do projeto a ela.

    5 - Depois de PREPOSIÇÃO

    Ex.: Eles foram para a praia./ A aula começou após as 9 horas.

    6 - Quando o "a" estiver no singular e a palavra a que ele se refere estiver no plural

    Ex.: Refiro-me a pessoas que são competentes.

    7 - Em locuções formadas pela mesma palavra

    Ex.: gota a gota, cara a cara, dia a dia.

    GABARITO: ALTERNATIVA A

  • Música boa” é um conceito que se refere àquela(A está) música que emociona alguém. ( Só trocar por A esta, se fizer sentido tem crase)

    Gab- A

  • Só um pequeno cuidado!

    Quando vc está diante de um " aquele, aquela , aquilo" se vc troca por " a este, a esta, a isto "= crase.

    No caso: “Música boa” é um conceito que se refere àquela ( a esta ) música ....