SóProvas


ID
4132951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue o item a seguir.

Os receptores muscarínicos, classificados em cinco tipos, do M1 ao M5, são típicos receptores acoplados à proteína G que ativam a via fosfato de inositol para reduzir os níveis intracelulares de AMP cíclico.

Alternativas
Comentários
  • Os receptores muscarínicos, classificados em cinco tipos, do M1 ao M5, são típicos receptores acoplados à proteína G que ativam a via fosfato de inositol para aumentar os níveis intracelulares de AMP cíclico.

  • Os receptores m2 e m4 são inibidores, ou seja, reduzem a atividade da adenilato-ciclase
  • Exato, Joelson, os receptores m1, m3 e m5 são ligados à ptn Gq, logo ativam a fosfolipase C e aumentam IP3, DAG e Ca++ intracelular. Já os m2 e m4 são ligados à ptn Gi, logo diminuem o AMPc por inibir a adenilil-ciclase

  • Receptores colinérgicos muscarínicos são metabotrópicos.

    M1, M3 e M5 (impares) --> Excitatórios (Gq/11 -> ativa a fosfolipase c,que quebra fosfolipideos de membrana em trifosfofato de inositol (IP3) e diacilglicerol (DAG). O IP3 é hidrossolúvel e migra para o citoplasma no reticulo endoplasmático, que está acoplado à um canal iônico que abre e libera fluxo de cálcio na células, elevando sua concentração no citoplasma. Com o aumento de cálcio, esse se liga à calmodulina, formando o complexo cálcio-calmodulina que ativa a enzima sintase do NO (eNos) presente no endotélio. A NOS ativada acelera a conversão de arginina em citrulina e essa conversão libera NO

    Na célula muscular lisa, como o NO é um gás, ele se difunde para a célula vizinha que é a muscular lisa se ligando ao receptor de NO que é a guanililciclase solúvel, que converte GTP em GMPc causando relaxamento na célula muscular lisa.

    Resumindo: Qq --> PLC --> aumento de IP3 e DAG --> aumento de CA2+ --> forma o complexo cálcio-calmodulina ++> ativa a eNOS --> que produz NO --> NO ativa a ciclase de guanilil solúvel --> converte GTP em GMPc --> RELAXAMENTO! (na célula muscular lisa).

    M2 e M4 (pares) --> Inibitórios (Gi --> inibe A.C --> diminuição de AMPc --> diminuição de Ca2+ --> (diminuição da frequência cardíaca por exemplo, pois M2 está presente no coração).