SóProvas


ID
4132975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue o item a seguir.


Uma das formas de atuação da metildopa como antagonista dos receptores adrenérgicos é a ativação dos mecanismos de retroalimentação autoinibitória que os receptores do tipo beta-2-adrenérgicos exercem nos neurônios pré-sinápticos.

Alternativas
Comentários
  • O Metildopa é AGONISTA SELETIVO DE ALFA-II, e não antagonista.

  • É AGONIIIISTAAAAAAAAAAA

  • ERRADO

    METLDOPA Classe Terapêutica: anti-hipertensivo; simpatomimético de ação central.

    Mecanismo de Ação: Seu efeito provavelmente se deve ao metabólito α-metilnorepinefrina, que atua como falso transmissor, estimulando os receptores α2-adrenérgicos centrais, resultando em diminuição do estímulo simpático do sistema nervoso central (SNC) para o coração, rins e vasos periféricos. Podem também contribuir para seu efeito a redução da resistência periférica e nos níveis plasmáticos da atividade da renina.

    Metildopa é o anti-hipertensivo que tem sido mais utilizado no tratamento da hipertensão na gravidez, sendo considerado, de modo geral, seguro tanto para a mãe quanto para o feto. 

    FONTE: http://www2.far.fiocruz.br/farmanguinhos/images/stories/phocadownload/metildopa.pdf