SóProvas


ID
4133020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue o próximo item.


Os inibidores nucleosídicos da transcriptase reversa, utilizada principalmente nas infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ligam-se à transcriptase reversa próximo ao seu local catalítico e a desnaturam.

Alternativas
Comentários
  • Os Inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos são pró-drogas análogas de dideoxinucleosídeos (LAVRA, 2006), utilizadas pela transcriptase reversa como substrato para síntese de DNA (GARFORTH et al., 2008). Os inibidores da transcriptase reversa impedem a produção da cópia de DNA a partir do RNA, através da inibição competitiva do Desoxinucleotideo trifosfato fisiológico, impedindo, assim, a extensão da fita (STROHL et al., 2004; MANENTI, 2008).
  • Essa função é dos não nucleosídicos que se ligam à bolsa hidrofóbica da transcriptase reversa