SóProvas


ID
4135687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No Brasil, as ações relacionadas à SAN, desde 1930, passaram à pauta da agenda política, porque, nesse período, o perfil epidemiológico nutricional brasileiro caracterizava-se, sobretudo, pela elevada ocorrência das doenças nutricionais, relacionadas à miséria, à pobreza, à exclusão social e ao atraso econômico, representadas pela desnutrição energéticoproteica e pelas carências nutricionais específicas, como as deficiências de vitamina A, de ferro e de iodo.

A. R. de O. Pinheiro. Reflexões sobre o processo histórico/político de construção da lei orgânica de segurança alimentar e nutricional. In: Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 15, n.º 2, p. 1-15, 2008 (com adaptações).

A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o seguinte item.


O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A objetiva controlar a deficiência desse micronutriente e suas consequências. Os dados obtidos demonstram eficácia na redução da mortalidade e na prevenção da cegueira nutricional e possibilitam diagnosticar a magnitude do problema.

Alternativas
Comentários
  • ...para prevenir a carência e não controlar como está escrito...cegueira de origem nutricional

    A cespe pega qualquer um, pois eles trocam uma palavra apenas.

  • Porém, no manual de condutas gerais do programa nacional de suplementação de vitamina A utiliza exatamente o verbo "controlar" na descrição do objetivo.

    "No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar)".

    Acredito que o erro então está apenas na parte "prevenção da cegueira nutricional" ao invés de "prevenção da cegueira de origem nutricional"