SóProvas


ID
4135723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença passível de prevenção e tratamento, causada por uma limitação parcialmente reversível do fluxo aéreo, geralmente progressiva. Está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões, à inalação de partículas e gases tóxicos, e é primariamente causada pelo hábito de fumar cigarros. Além de afetar os pulmões, a DPOC produz significativas consequências sistêmicas, como a diminuição do índice de massa corporal (IMC) e da capacidade física, além de aumento da circulação de mediadores inflamatórios e proteínas de fase aguda.

O.M.P.A. Fernandes A.C. Bezerra, Terapia nutricional na doença pulmonar obstrutiva crônica e suas complicações nutricionais. In: J. Bras. Pneumol., 2006, p. 461-71 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o item subsequente.


Independentemente do estado nutricional do paciente, a DPOC leva a alterações no sistema do complemento, aumento dos níveis séricos do fator de necrose tumoral, inibição da lipase lipoproteica tecidual e efeito pirogênico.

Alternativas
Comentários
  • A desnutrição protéico-calórica grave também leva a alterações no sistema do complemento e aumento dos níveis séricos do fator de necrose tumoral, que pode estar associado à anorexia, degradação muscular e alteração do metabolismo de lipídeos pela inibição da lipase lipoprotéica tecidual e efeito pirogênico.

  • DPOC: a desnutrição é uma consequência da doença DPOC, com agravo de ser uma doença hipermetabólica, com uso prolongado de medicamentos que podem mudar a estrutura e função muscular, redução de hormônios anabolizantes endógenos como a testosterona e o hormônio de crescimento levando a atrofia muscular e ao aumento da degradação proteica.

    Além da liberação de TNF- alfa, IL-2 e IL-1 que promovem a mobilização de aa's com catabolismo proteico.