SóProvas


ID
4139914
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas organizações atuais possuem equipes de trabalho que mesclam várias gerações de trabalhadores, desde os Baby boomers, geração X, Y e os milênios. Isto tem acentuado os conflitos e a dificuldade de manter uma cultura organizacional unificada. Isto porque a cultura organizacional tem componentes, elementos e formas de organização que são diferentemente expressados e compreendidos por cada grupo de colaboradores na empresa. Considerando a perspectiva de cultura e conflito organizacional analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.


I – São componentes da cultura organizacional: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

II – A organização informal que existe dentro da empresa não pode ser considerada como parte da sua cultura organizacional.

III - Nos estudos organizacionais uma analogia que fez sucesso foi o chamado Modelo Iceberg, pois indica que a cultura da organização se encontra na parte visível do iceberg e a cultura das pessoas na parte submersa do iceberg não fazendo parte do universo organizacional.

IV – Mitos, crenças, rituais, cerimônias, heróis, símbolos são alguns elementos da cultura organizacional.

V- Na formação da cultura organizacional não ocorre inter-relacionamento entre as dimensões psicológica, cultural e institucional, pois o que forma a cultura organizacional é a dimensão institucional na mescla das gerações de trabalhadores.

VI- Absenteísmo e Stress são consequências disfuncionais dos conflitos inadequadamente gerenciados nas organizações, enquanto inovação e criatividade são consequências funcionais.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimento acerca de gestão de conflitos e também de cultura organizacional.

    Vamos analisar os itens a seguir:

    I –VERDADEIRO. "São componentes da cultura organizacional: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas."

    Essas são as 3 camadas da cultura, de acordo com Schein.

    1. Artefatos: nível mais superficial da cultura que pode ser vista facilmente;
    2. Valores compartilhados: Ficam no nível intermediário da cultura e servem de justificadores do comportamento dos membros da empresa;
    3. Pressupostos básicos: nível mais profundo da cultura da organização.

    II – FALSO. "A organização informal que existe dentro da empresa não pode ser considerada como parte da sua cultura organizacional."

    A cultura de uma organização considera tanto os aspectos formais como informais. Para Chiavenato (2014) "a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais."

    III - FALSO. "(...) do iceberg e a cultura das pessoas na parte submersa do iceberg não fazendo parte do universo organizacional."

    De modo simples, o modelo de cultura como iceberg diz que a cultura visível (formal) fica na parte visível do iceberg; já na maior parte do iceberg, a invisível ou submersa, ficam os aspectos informais e ocultos da organização. De acordo com Chiavenato (2014), a parte visível da cultura: "Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas". A parte invisível: "componentes cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos"

    IV – VERDADEIRO. "Mitos, crenças, rituais, cerimônias, heróis, símbolos são alguns elementos da cultura organizacional".

    Além desses elementos, podemos citar: contos populares, lendas, gestos, ritos, linguagem.

    V- FALSO. "Na formação da cultura organizacional não ocorre inter-relacionamento entre as (...)"

    Ocorre essa relação entre diversas dimensões e não apenas na institucional. Chiavenato (2014) cita sobre a formação de cultura: "É construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir". 

    VI- VERDADEIRO. "Absenteísmo e Stress são consequências disfuncionais dos conflitos (...)"

    Os conflitos podem ser funcionais (quando trazem coisas boas para a organização) como por exemplo, a criatividade das pessoas, mas podem ser negativos ou disfuncionais, como nos exemplos citados. O absenteísmo é o índice de ausências voluntárias do trabalhador.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Manole. 2014

    Portanto, são corretos apenas os itens I, IV e VI.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

  • GABARITO B