O Multiprocessamento Simétrico
É aquele em que o processador inteiro executa as tarefas no sistema operacional. Não tem um relacionamento mestre-escravo como no multiprocessamento assimétrico. Todos os processadores aqui se comunicam usando o memória compartilhada.
Os processadores começam a executar os processos da fila de lista comum. Cada processador também pode ter sua própria fila de processos particulares pronta para execução.
O multiprocessamento simétrico tem uma balanceamento de carga adequado, um melhor tolerância a falhas.
É complexo uma vez que a memória é compartilhada entre todos os processadores. No multiprocessamento simétrico, uma falha no processador resulta em uma capacidade de computação reduzida .
O Multiprocessamento assimétrico
Tem o relacionamento mestre-escravo entre os processadores. Existe um processador mestre que controla o processador escravo restante. O processador mestre atribui processos ao processador escravo ou eles podem ter alguma tarefa predefinida para executar.
Principais diferenças entre o multiprocessamento simétrico e assimétrico
- O ponto mais distinto entre o multiprocessamento simétrico e assimétrico é que as tarefas no sistema operacional são tratadas apenas pelo processador mestre no multiprocessamento assimétrico. Por outro lado, todos os processadores no multiprocessamento simétrico executam as tarefas no sistema operacional.
- No multiprocessamento simétrico, cada processador pode ter sua própria fila de processos privados pronta ou pode obter processos de uma fila de lista comum. Mas, no multiprocessamento assimétrico, o processador mestre atribui processos aos processadores escravos.
- Todo o processador no multiprocessamento simétrico tem a mesma arquitetura. Mas a estrutura dos processadores multiprocessadores assimétricos pode ser diferente.
- Os processadores no multiprocessamento simétrico se comunicam através da memória compartilhada. No entanto, os processadores de multiprocessamento assimétricos não precisam se comunicar, pois são controlados pelo processador principal.
- No caso de o processador mestre falhar, um processador escravo se torna o processador mestre para continuar a execução. Porém, se um processador no multiprocessamento simétrico falhar, a capacidade de computação do sistema será reduzida.
Conclusão:
Os multiprocessadores aumentam a velocidade do sistema, pois é possível executar vários processos simultaneamente. O multiprocessamento assimétrico é simples, apenas um processador (mestre) pode acessar a estrutura de dados. Embora o multiprocessamento simétrico seja complexo, uma vez que a estrutura de dados é compartilhada entre todos os processadores e todo o processador precisa trabalhar em sincronização.
https://www.funzen.net/po/2019/11/23/diferenca-entre-multiprocessamento-simetrico-e-assimetrico/
GABARITO E
A) Em sistemas com multiprocessamento assimétrico, os processadores se comunicam utilizando a memória principal.
- As CPUs se comunicam através da CPU mestre;
B) Em sistemas com multiprocessamento simétrico, somente o processador master executa tarefas do sistema operacional.
- No multiprocessamento simétrico não existe relação mestre-escravo;
C) Em ambos os tipos de multiprocessamento, há uma relação master-slave entre os processadores.
- Só existe relação mestre-escravo no multiprocessamento assimétrico;
D) Não há necessidade de memória compartilhada para o multiprocessamento simétrico.
- Em ambos os tipos de multiprocessamento faz-se necessária memória compartilhada, pois são fortemente acoplados;
E) Em sistemas com multiprocessamento assimétrico, os processadores podem possuir diferentes arquiteturas.
- No multiprocessamento assimétrico não há restrição de homogeneidade;