SóProvas


ID
4140106
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos BGP e OSPF são utilizados para roteamento. Leia as alternativas abaixo e marque a correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    O protocolo OSPF veio para substituir o protocolo RIP, não conseguir achar a porta do OSPF mais o seu antecessor RIP trabalhava na porta 520.

    BGP é um protocolo da camada 3 do OSI, REDE.

  • Gabarito A

    A) EGP (Exterior Gateway Protocol): Não tentam escolher a melhor rota, atualiza informações do vetor de distâncias, mas não avalia estas informações. OSPF é um IGP (Interior Gateway Protocol), neste já utiliza o algoritmo de estado de enlace (Dijkstra) para calcular a melhor rota.

    B) BGP utiliza algoritmo de vetor de distância.

    C) Porta utilizada pelo OSPF é a 89 e utiliza o protocolo IP.

    D) Para redes de larga escala é muito utilizado o protocolo ODR. Mas se comparar o RIP/RIPv2 com o OSPF, é recomendado o OSPF para redes grandes.

    E) BGP é um protocolo do tipo vetor de distância. Estado de enlace é o OSPF.

  • A = Correta

    Protocolos de roteamento interior (IGP): RIP, OSPF, EIGRP, ISIS, etc.

    Protocolos de roteamento exterior (EGP): BGP.

    B = BGP é uma forma de protocolo por vetor de distância, mas é muito diferente dos protocolos por vetor de distância intradomínio, como RIP. Já vimos que essa política, em vez da distância mínima, é usada para escolher quais rotas utilizar. Outra grande diferença é que, em vez de manter apenas o custo da rota para cada destino, cada roteador BGP registra o caminho utilizado. Essa técnica é chamada protocolo por vetor de caminho.

    C = Não tem porta, não usa nem UDP e nem TCP.

    D = Eu fiquei com dúvida nisso aqui pq o tanenabum diz: O OSPF é mais utilizado em redes de empresas. fui de A por ser a mais correta. Mas leiam o comentário do Nogueira.

    E = BGP é uma forma de protocolo por vetor de distância, mas é muito diferente dos protocolos por vetor de distância intradomínio, como RIP. Já vimos que essa política, em vez da distância mínima, é usada para escolher quais rotas utilizar. Outra grande diferença é que, em vez de manter apenas o custo da rota para cada destino, cada roteador BGP registra o caminho utilizado. Essa técnica é chamada protocolo por vetor de caminho.

    GAB A.

    Tanenbaum.