SóProvas


ID
4144612
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O atendimento domiciliar e a internação domiciliar, no âmbito do SUS,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre legislação em saúde, especificamente o que trata do atendimento domiciliar e a internação domiciliar, no âmbito do SUS.

    A) Correto. São modalidades de atenção à saúde previstas na Lei nº 10.424, de 15 de abril  de 2002, que incluem procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterápicos, psicológicos e de assistência social, entre outros.

    B) Incorreto. São previstos a todos os usuários do SUS, através de indicação médica e concordância do usuário ou de sua família.

    C) Incorreto. Podem ser requisitados por médicos aos usuários do SUS para necessidades preventivas, terapêuticas e reabilitacionais.


    D) Incorreto. São modalidades de atenção à saúde e direitos de qualquer pessoa do país dentro do SUS, mesmo que tenha plano privado de saúde.

    E) Incorreto. São direitos de todos os usuários do SUS, desde que tenham indicação do médico indicando as necessidades específicas.


     

    Resposta do Professor: A.

  • São modalidades de atenção à saúde previstas na Lei nº 10.424, de 15 de abril de 2002, que incluem procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterápicos, psicológicos e de assistência social, entre outros.

  • LEI Nº 10.424, DE 15 DE ABRIL DE 2002

     Art. 1º A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte Capítulo VI e do art. 19-I:

    CAPÍTULO VI DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

    Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.

         § 1º Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

         § 2º O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora. § 3º O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família. "