SóProvas


ID
4144891
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pirpirituba - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).

  A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo? 
   Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.
   A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.
   Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]
   Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...] 
   Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável.
   Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.
   Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.
[...] Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – www.portalespaçodosaber.com.br). 

Nos períodos abaixo elencados, as orações subordinadas têm um vínculo com uma expressão nominal, assumindo diferentes funções sintáticas, conforme o tipo de elemento de conexão (pronome relativo ou conjunção integrante). Em qual das alternativas a seguir, apresenta-se uma oração subordinada substantiva com a função de complemento nominal?

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre o assunto orações, em especial sobre as orações subordinas adjetivas e subordinadas substantivas. O enunciado deixa claro que é para assinalarmos como correta a alternativa que tem uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Vejamos:

    Oração subordinada adjetiva é aquela que tem valor de adjetivo, pois cumpre papel de determinar um substantivo (nome ou pronome) antecedente. Essa é introduzida pelos pronomes relativos que. quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais). cujo (cuja,cujas, cujos).

    A oração substantiva é normalmente introduzidas pelas conjunções subordinativas integrantes que e se. A oração subordinada substantiva exerce a função de complemento nominal de um substantivo ou adjetivo da oração principal: assim que identificarmos uma iremos entrar em mais detalhes. Analisemos:

    a) Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou...

    Incorreta. Essa oração é subordinada adjetiva explicativa, pois o "que" que da início a ela pode ser trocado por (o qual), pronome relativo que retoma um termo da oração anterior e o fato de ser explicativo, é porque está sendo isolado por vírgula.

    "...o qual passou a ser chamado de mudança climática. [...]

    b) Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez...

    Incorreta. Essa oração é subordinada adjetiva explicativa, pois o " os quais" que da início a ela pode ser trocado por (que), pronome relativo que retoma um termo da oração anterior e o fato de ser explicativo, é porque está sendo isolado por vírgula.

    Obs: "nos" é porque está retomando um lugar e exige a preposição EM. Em + os quais= nos quais

    "...que temos a percepção"

    c) A lição que estamos aprendendo...

    Incorreta. A oração "que estamos aprendendo" é subordinada adjetiva restritiva, vejam que ela retoma um termo anterior "a lição". Daríamos para trocar o que por um pronome relativo "a qual"

    A lição a qual estamos aprendendo...

    As adjetivas restritivas não possuem vírgulas.

    d) Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.

    Incorreta. Essa oração é subordinada adjetiva explicativa, pois o "que" que da início a ela pode ser trocado por (os quais), pronome relativo que retoma um termo da oração anterior e o fato de ser explicativo, é porque está sendo isolado por vírgula.

    "...os quais estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.

    e) Mas há algo ainda mais importante que está surgindo com essa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    Correta. Quando o "que" puder ser trocado por "isso", é porque estamos diante de uma oração subordinada substantiva.

    " ...está surgindo com essa desaceleração: a percepção de + isso= dISSO.

    Reparem que a percepção é um nome que precisa ser completado para o sentido da oração anterior estar completo. Logo temos uma oração subordinada substantiva completiva nominal (sempre preposicionada).

    GABARITO: E

  • Completiva nominal ou um complemento nominal.

    a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    a percepção disso.

    Gab. E

  • então quer dizer que quando temos um complemento nominal, é porque temos uma oração subordinada substantiva objetiva direta, é isso mesmo? Porque essa é a função da conjunção integrante, ser uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Alguém souber com certeza, diga-me aí...

  • A única em que o itálico inicia-se por preposição: "de que"...

  • Letra E

    Orações subordinadas substantivas:

    -São introduzidas pelas conjunções QUE e SE

    -Teste: Substituir a oração sub. substantiva por ISSO/DISSO/NISSO.

    -Classificam-se: Subjetiva, predicativa, objetiva direta, objetiva indireta, complemento nominal(completiva nominal) e apositiva.

    Complementando sobre o que é COMPLEMENTO NOMINAL:

    -Faz referência a um substantivo abstrato, adjetivo e advérbio.

    -Sempre preposicionado.

    -PACIENTE.

    Fonte: Prof: Elias Santana, Gran Cursos. Erros? Só avisar!! RESISTAAA!!!

  • O.S.S.C.N.

    Estrutura: Nome(da oração principal) + preposição(normalmente de) + que(conjunção integrante).

    Obs: Quando utilizada a conjunção se - o que é difícil acontecer , a preposição é omitida.

  • Resposta certa LETRA E

    COMENTÁRIO SOBRE A c - trata-se de oração subordinada substantiva predicativa

    A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, [...].

    os itens A e B - são orações adjetivas

  • a percepção disso; letra E