SóProvas


ID
4144924
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pirpirituba - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o emprego dos verbos existir e saber no fragmento transcrito a seguir, extraído da reportagem “O PARQUE DOS DINOSSAROS” (Veja, 25/09/19), com atenção para o aspecto da concordância verbal.

“No total, existem no momento dezesseis diplomatas no ostracismo, e a maioria não sabe direito como foi parar nessa situação e se ainda tem alguma chance de obter um posto de verdade no ministério. O custo desse desperdício de experiência é de cerca de 4,5 milhões de reais por ano”.

Avalie as proposições com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas :

( ) Está correto o emprego do verbo “existir” no plural, pois está em harmonia com o sujeito posposto “dezesseis diplomatas”.
( ) Considerando no contexto frasal, a possível correspondência entre os verbos “existir” e “haver”, o verbo “existir” admitiria o uso no singular, sem constituir erro gramatical.
( ) Está correto o uso do verbo “saber” no singular, pois a concordância se dá entre o verbo e o núcleo gramatical “maioria”, formalmente no singular, apesar da noção de plural.
( ) Substituindo-se “a maioria” por “a maioria desses diplomatas”, o verbo “saber” admitiria as duas formas – singular ou plural, neste último caso, concordando com o adjunto e não com o núcleo.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parentes é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A segunda é FALSA, pois o verbo existir DEVE estar no plural para concordar com o sujeito DEZESSEIS DIPLOMATAS.

    Erros? Só avisar :)

  • O núcleo não passaria a ser os diplomatas? Caso seja, a última é falsa.

  • Letra C

    A) Está correto o emprego do verbo “existir” no plural, pois está em harmonia com o sujeito posposto “dezesseis diplomatas. CORRETA! O verbo existir é pessoal e deve concordar com o seu sujeito

    B) Considerando no contexto frasal, a possível correspondência entre os verbos “existir” e “haver”, o verbo “existir” admitiria o uso no singular, sem constituir erro gramatical. ERRADO! O verbo existir é pessoal e deve concordar o seu sujeito (dezesseis diplomatas)

    C) Está correto o uso do verbo “saber” no singular, pois a concordância se dá entre o verbo e o núcleo gramatical “maioria”, formalmente no singular, apesar da noção de plural. CORRETA!

    Em expressões partitivas (a maioria de, maior parte de...) o verbo pode ficar no singular ou no plural

    Substituindo-se “a maioria” por “a maioria desses diplomatas”, o verbo “saber” admitiria as duas formas – singular ou plural, neste último caso, concordando com o adjunto e não com o núcleo. CORRETA! O verbo saber pode concordar tanto com a expressão partitiva ou com o adjunto "desses"

  • GABARITO -C

    ( V ) Está correto o emprego do verbo “existir” no plural, pois está em harmonia com o sujeito posposto “dezesseis diplomatas”

    existem no momento dezesseis diplomatas

    O verbo aparece com sujeito posposto

    O que existe ?

    dezesseis diplomatas EXISTEM

    ________________________________________________

    ( F ) Considerando no contexto frasal, a possível correspondência entre os verbos “existir” e “haver”, o verbo “existir” admitiria o uso no singular, sem constituir erro gramatical.

    O verbo haver no sentido de existir é impessoal e não vai ao plural, mas o verbo existir não possui essa peculiaridade.

    O sujeito está no plural e o verbo deve manter concordância.

    O que existe ?

    dezesseis diplomatas EXISTEM

    _________________________________________________

    ( V ) Está correto o uso do verbo “saber” no singular, pois a concordância se dá entre o verbo e o núcleo gramatical “maioria”, formalmente no singular, apesar da noção de plural.

    maioria não sabe direito 

    quem não sabe direito ?

    A maioria.

    ____________________________________________________

    (V ) Substituindo-se “a maioria” por “a maioria desses diplomatas”, o verbo “saber” admitiria as duas formas – singular ou plural, neste último caso, concordando com o adjunto e não com o núcleo.

    Teríamos uma expressão partitiva o que permite dupla possibilidade de concordância.

    maioria desses diplomatas não sabe / SABEM

    _____________________________________________________

    Bons estudos!!

  • Essa terceira afirmação, não sei não...

    e a maioria não sabe direito...

    • maioria - expressão partitiva
    • a - artigo definido

    Caso de concordância de expressão partitiva + determinantes - verbo deve sempre ficar no plural por concordar com o artigo definido.

    A questão só fala da expressão "maioria" sendo que o determinante que puxa a responsa.