SóProvas


ID
4145155
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a seguinte informação, publicada pela EBC – Agência Brasil, em 21 de agosto de 2015:

“Cerca de 76% das crianças com menos de 1 ano de idade tomaram pelo menos três doses da vacina tetravalente – que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche e meningite.”

Com base nessa informação, avalie as afirmações I, II e III:

I. Todas as crianças com menos de 1 ano de idade, necessariamente tomaram, no mínimo, uma dose da vacina tetravalente.
II. Cerca de 24% das crianças com menos de 1 ano de idade, necessariamente, tomaram duas doses da vacina tetravalente.
III. Cerca de um em cada quatro bebês com menos de 1 ano, necessariamente tomou, no máximo, duas doses da referida vacina.


As afirmações I, II e III são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do qc errado- resposta correta letra D.

  • nao enteni, na minha opiniao eh falsa, falsa, falsa, se a III esta correta, a II esta correta tbm.... pf alguem explique ai...

  • Não encontro sentido em afirmar que a ultima afirmação é verdadeira.

  • A última é verdadeira pois, 100/4 = 25, ou seja, em 100% há 4 blocos de 25.

    Tomando um número ficticio de 100 crianças.

    A alternativa afirma de 1 a cada 4 crianças tomou no maximo duas doses, ou seja, está se referindo aos 24% (100% - 76% que tomaram pelo menos 3 doses).

    Veja que 24% chega muito próximo de 25, logo concluímos que 1 bloco de 25 crianças a cada 4 blocos não tomaram pelo menos 3 doses, tornando a afirmativa III verdadeira.

  • Olha, acredito que para ficar uma questão matematicamente redondinha, deveria constar que todas crianças com menos de um ano foram vacinadas. Veja só, está certo a conclusão de que o grupo complementar é 24% que é aproximadamente uma a cada quatro criança. PORÉM, observe o desfeche da afirmativa: "necessariamente tomou, no máximo, duas doses da referida vacina". Quem tomou 2 e 1 entram no rol, todavia quem não tomou nenhum fica de fora, NÃO TOMOU, o que influenciaria no percentual 24%. Agora se o problema deixasse claro de alguma maneira que todas as crianças com menos de um ano foram vacinadas, estaria perfeitamente correto. Alguém concorda comigo?!

    Analisem o seguinte caso:

    100 crianças - 76Crianças = 24 crianças

    Destas 24, dá aproximadamente das 100 iniciais 1 a cada quatro.

    Só que de tiver 4 delas que não tomou vacina, muda. Ficando uma a cada cinco.

    Não estou aqui descordando de meus nobres colegas, estou expondo um ponto de vista e se eu estiver enganado, preciso também da ajuda dos senhores. Bons Estudos a todos.

  • Nas afirmações I não há dados de 100% dos 24% se tomaram ou não a vacina .Já na III afirmação você pode tirar na base dos 76% pois afirmam que crianças de menos de 1 ano tomaram necessariamente pelo menos 3 doses ou abaixo de 3

  • "Taca le Recurso nessa questão Marcos!!"