GABARITO: B
A) semi-círculo, refazer, preescola
Semicírculo não receberia hífen pois não está diante de palavra iniciada pela consoante H ou por vogal idêntica à do prefixo
pré-escola receberia hífen, pois o prefixo PRÉ é tônico. ( CO-, RE-, PRE- recebem hífen quando forem prefixos tônicos)
B) extraoficial, reedição Arqui-inimigo (GABARITO)
C) coordenar, pre-estabelecer, reelaborar
preestabelecer não recebe hífen pois o prefixo PRE (diferente da letra a) não é um prefixo tônico
D) inflamatório, supraauricular, neoliberalismo
supra-auricular receberia hífen pois o prefixo supra está diante de palavra iniciada pela vogal idêntica à do prefixo
GABARITO -B
Grava a regrinha, pois ajuda muito:
" Os iguais se repelem e os diferentes se atraem".
a) semi-círculo - "Os diferentes se atraem".
Semicírculo
preescola- Usamos hífen nos sufixo : Pré , Pró, pós, além , recém aquém , ex, sem.
Ex: Ela era uma moça sem-vergonha.
--------------------------------------------------
b) Arqui-inimigo ( Os iguais se repelem)
Só um detalhe:
OS sufixos co e re
1) Pelo Acordo Ortográfico de 2008, o prefixo co sempre se acopla à palavra seguinte diretamente, sem intermediação de hífen. Exs.: cobeligerante, cocontratado, codemandante, cofundador, cogerência, cotutor.
2) Não se abre exceção nem mesmo para a hipótese de ser o elemento seguinte iniciado por vogal. Exs.: coacusado, coadministrador, coapelante, coarrendante, coautor, coeditor, coeducador, coexistência, coigual, coindicação, coobrigar, cooperação, coordenação, counívoco.
3) Para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para permanência do som do vocábulo original. Exs.: correferência, correlação, corresponsabilidade, corréu, cossecante, cossegurador, cossignatário.
4) Duas observações importantes: a) quando o segundo elemento tem h, perde-se esse h, e se juntam os elementos sem hífen (coabitar, coerdeiro); b) ainda que o segundo elemento se inicie pela mesma vogal que encerra o prefixo, mesmo assim não há hífen (coobrigado, cooperar, coordenação).
----------------------------------------------
c) pre-estabelecer
Pré - estabelecer
-------------------------------------------
d) supra-auricular ( Os iguais se repelem e os diferentes se atraem)
Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O próprio enunciado nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo. Inspecionemos item a item:
a) semi-círculo, refazer, preescola
Incorreto. O prefixo "semi-" deve-se juntar ao elemento seguinte, pois se inicia com consoante diferente de "h": semicírculo; à frente, o prefixo "pré-" é tônico e independente do elemento que seguinte, de sorte que deve ser acentuado e hifenizado: pré-escola;
b) extraoficial, reedição Arqui-inimigo
Correto. Não existem ajustes a serem feitos nas palavras;
c) coordenar, pre-estabelecer, reelaborar
Incorreto. O prefixo "pré-" é tônico e independente do elemento que seguinte, de sorte que deve ser acentuado e hifenizado: pré-estabelecer;
d) inflamatório, supraauricular, neoliberalismo
Incorreto. Emprega-se o hífen com o prefixo "supra-" em dois casos: quando o elemento seguinte se iniciar com vogal igual à que terminada o prefixo (p.ex. supra-auricular) ou quando se iniciar com consoante "h" (p.ex supra-humano).
Letra B