SóProvas


ID
4149211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico é uma condição de distúrbio vascular cerebral frequente na população idosa e uma das principais causas de incapacidades graves e de longo prazo. O AVC pode causar uma ampla variedade de deficiências neurológicas e o entendimento da sintomatologia bem como das intervenções a serem instituídas é fundamental para a garantia de um cuidado efetivo. Acerca desse tema e do cuidado em enfermagem ao paciente vítima dessa condição clínica, julgue o próximo item.

A afasia motora e a sensorial são possíveis deficit verbais em pacientes vítimas de AVC, representando, respectivamente, a incapacidade de formar palavras compreensíveis e a incapacidade de compreender a palavra falada.

Alternativas
Comentários
  • Para agregar conhecimento: No livro Brunner e Suddarth, a afasia é descrita como: expressiva e receptiva.

    Ainda não tinha lido os termos citados na questão. Errei por isso :(

  • A afasia é amplamente dividida em afasia de recepção e afasia de expressão.

    • Afasia de recepção (sensorial, fluente ou de Wernicke): os pacientes são incapazes de compreender palavras ou de reconhecer símbolos auditivos, visuais ou táteis. É causada por um distúrbio na parte posterior do giro temporal superior do hemisfério dominante para linguagem. Com frequência, a alexia (perda da capacidade de ler palavras) também está presente.
    • Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca. Frequentemente causa agrafia (perda da capacidade de escrever) e prejudica a leitura oral

    Fonte: MDS