SóProvas


ID
4149373
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


Os Viajantes e o Urso. (Autor: Esopo)


Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e finge-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:

- O que o urso estava cochichando em seu ouvido?

- Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral da história: Adesgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.

(Disponível em: >http://pensador.uol.com.br/textos_de_amizade/<. Data da consulta: 15/05/2015.)


Texto II


A Lista (Oswaldo Montenegro).

Faça uma lista de grandes amigos,

quem você mais via há dez anos atrás...

Quantos você ainda vê todo dia ?

Quantos você já não encontra mais?

Faça uma lista dos sonhos que tinha...

Quantos você desistiu de sonhar?

Quantos amores jurados pra sempre...

Quantos você conseguiu preservar?

Onde você ainda se reconhece,

na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora...

(Fragmento de texto poético). Disponível em: >http://pensador.uol.com.br/textos_de_amizade/<. Data consulta: 15/05/2015.

Os vocábulos AMIZADE, SOLIDARIEDADE, PAZ, EGOÍSMO e INFELICIDADE, citados na questão acima, todos são classificados como substantivos:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    Substantivos abstratos são palavras que designam seres sem existência própria, que dependem de outros seres para existirem. São substantivos abstratos os substantivos que indicam qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres.

    Substantivos concretos são palavras que designam seres com existência própria, que existem independentemente de outros seres. ... Também os substantivos que indicam seres existentes no mundo real e seres fictícios e imaginários cujo conceito é do conhecimento comum, como as figuras folclóricas e mitológicas.

     

    bons estudos 

  • A questão é sobre substantivos e quer que classifiquemos os vocábulos AMIZADE, SOLIDARIEDADE, PAZ, EGOÍSMO e INFELICIDADE. Vejamos:

    A) Abstratos

    Substantivo abstrato: é aquele que indica sentimentos, ações, estados e qualidades e cuja existência dependente de outros seres. Ex.: amor, alegria, felicidade, trabalho, solidariedade, beleza ...

    B) Próprios

    Substantivo próprio: é aquele que particulariza um ser da espécie. São principalmente nomes próprios de pessoas, cidades, estados, países, rios, fatos históricos, animais domésticos... Ex.: João, Brasília, Brasil, Rio Negro, Revolução Francesa...

    C) Concretos

    Substantivo concreto: é aquele que indica seres reais ou imaginários, de existência independente de outros seres. Ex.: Deus, fada, saci, mesa, cadeira...

    D) Coletivos

    Substantivos coletivos: estão entre os substantivos comuns e, embora no singular, indicam uma multiplicidade de seres da mesma espécie. Ex.: álbum (de fotografias, de selos), alcateia (de lobos, de feras), banca (de examinadores), biblioteca (de livros)...

    E) Compostos

    Substantivo composto: é aquele formado por dois ou mais radicais. Ex.: couve-flor, passatempo, girassol...

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito -A

    Os substantivos abstratos são "SAQUES"

    Sentimentos

    Ações

    Qualidades

    Estados

  • Substantivos abstratos -> Amizade, solidariedade, paz, egoísmo e infelicidade -> conceitos que variam de pessoa para pessoa

  • Gabarito: A.

    Eu uso um bizu diferente para diferenciar substantivo concreto de abstrato.

    Se eu não consigo imaginar a imagem do substantivo, então ele será abstrato. Agora se eu consigo imaginar, então será concreto.

    Por exemplo, dá pra imaginar a solidariedade, a paz ou o egoismo como coisas individuais? Não, portanto é substantivo abstrato.

    Agora um anjo, apesar de nunca ter visto um, é possível imaginar a imagem de um anjo. Portanto, anjo é um substantivo concreto.