SóProvas


ID
4149490
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Não é a continuidade evolutiva das protoformas do Serviço Social que esclarece a sua profissionalização, e sim a ruptura com elas e a profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” nem à “organização da caridade”; vincula-se à dinâmica da ordem monopolista. Marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • É somente na ordem societária comandada pelo monopólio que se gestam as condições histórico-sociais para que, na divisão social (e técnica) do trabalho, constitua-se um espaço em que se possam mover práticas profissionais como as do assistente social. A profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” nem à “organização da caridade”; vincula-se à dinâmica da ordem monopólica (grifos do autor). (NETTO, 2011, p. 73)

    O fundamento que legitima a profissionalidade do Serviço Social é um misto de continuidade e ruptura: práticas conservadoras e tradicionais, e o alcance do espaço sócio-ocupacional de intervenção profissional.