SóProvas


ID
4149523
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2018), no país há 42.355 mulheres pertencentes à população prisional face à quantidade de 27.029 vagas distribuídas no sistema penitenciário. O Brasil fica atrás, apenas, dos Estados Unidos, China e Rússia em quantidade de mulheres privadas de liberdade. São Paulo tem a maior população prisional, com 15.104 mulheres e, a Paraíba, ocupa o 18º lugar no ranking, com 615 reclusas. Considerando estas informações, avalie as alternativas a seguir:


I- Segundo a Carta Aberta sobre a Situação do Sistema Penitenciário do Brasil, assinada por várias entidades, como o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o expressivo número de 726.712 pessoas privadas de liberdade no território brasileiro (junho/2016), denuncia que a pena de prisão é a principal estratégia da política criminal punitivista do encarceramento das massas.

II- Enquanto espaço sócio-ocupacional de trabalho de assistentes sociais, atuar no sistema prisional exige posicionamento ético na defesa dos direitos humanos, devendo as/os profissionais combaterem práticas punitivas, coercitivas e repressoras destinadas aos/às usuários/as em situação de encarceramento e seus familiares.

III- Com o déficit de 358.663 vagas no sistema penitenciário brasileiro (junho/2016), cabe à categoria profissional do Serviço Social a defesa da ampliação do número de vagas em estabelecimentos carcerários como estratégia de fortalecer uma política criminal consistente.


É correto o que se afirma em:

Alternativas