Erros das alternativas:
a) Se a alíquota de um imposto sobre vendas não variar de acordo com a essencialidade do produto vendido, este imposto será regressivo do ponto de vista da renda do consumidor.
(Se as pessoas estão buscando tal bem considerado essencial e o imposto sobre sua venda não muda conforme demandam, então não tem porque dizer que é regressivo)
b) A despesa do Governo com a aquisição de computadores e com o pagamento de juros sobre a dívida pública são classificados como despesa de capital.
(A compra de computadores e o pagamento da dívida são classificados como despesa de capital)
c) No cálculo do déficit público, segundo o conceito operacional, excluem-se as despesas com a correção monetária.
(Conceito nominal: déficit que inclui receitas, despesas e gasto com pagamento de juros da dívida pública. Conceito operacional: inclui juros reais da dívida pública, não considerando a correção monetária e cambial)
Obs: Fiquei em dúvida quando li essa, mas acredito que não foi o gabarito por estar incompleta
d) Em período de expansão da economia, um imposto progressivo sobre a renda contribuiria para frear a expansão da renda disponível e, em consequência do consumo do setor privado.
(Fiquei em dúvida nessa também, pois conforme o imposto incide sobre a renda das pessoas isso causaria um desestímulo para elas buscarem mais renda, causando um "freio" na renda de fato. Mas isso não impacta o consumo privado. Me corrijam, por favor)
e) Os impostos diretos incidem sobre o patrimônio e/ou a renda dos contribuintes, e os indiretos, sobre a venda, consumo ou circulação de bens e serviços.
(Os impostos diretos incidem sobre pessoas físicas e jurídicas, que variam de acordo com sua capacidade de pagamento. Os impostos indiretos que incidem sobre o patrimônio, ou seja, se você vender uma propriedade paga impostos indiretos, que independem da sua capacidade de pagamento).
Gabarito: b
Em relação às finanças públicas, uma das alternativas abaixo é INCORRETA. Assinale-a
Alternativas
A)Se a alíquota de um imposto sobre vendas não variar de acordo com a essencialidade do produto vendido, este imposto será regressivo do ponto de vista da renda do consumidor.
B) A despesa do Governo com a aquisição de computadores e com o pagamento de juros sobre a dívida pública são classificados como despesa de capital. O erro da alternativa é classificar pagamento de juros como despesa de capital, uma vez que é uma transferência corrente- não corresponde a contraprestação direta em bens ou serviços,ou seja, uma despesa corrente.
C)No cálculo do déficit público, segundo o conceito operacional, excluem-se as despesas com a correção monetária.
D)Em período de expansão da economia, um imposto progressivo sobre a renda contribuiria para frear a expansão da renda disponível e, em consequência do consumo do setor privado.
E)Os impostos diretos incidem sobre o patrimônio e/ou a renda dos contribuintes, e os indiretos, sobre a venda, consumo ou circulação de bens e serviços.