SóProvas


ID
4150309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de um dispositivo transdérmico para a liberação de fármacos (DLT).


Uma liberação transdérmica de ordem zero do fármaco só será conseguida quando uma dose considerada infinita for incorporada ao DLT.

Alternativas
Comentários
  • - Cinética de primeira ordem: Porcentagem constante da droga é metabolizada na unidade de tempo. Não sofre saturação.

    - Cinética de ordem zero: Quantidade constante da droga é metabolizada na unidade de tempo. Sofre saturação.

  • CERTO

    CI NÉTICA DE 1ª ORDEM: É quando a velocidade de desaparecimento de um fármaco é exponencial. Uma fração constante é eliminada por uma unidade de tempo, ou seja, 50% são sempre eliminados. Este tipo de eliminação depende da concentração plasmática, pois com o aumento da administração do medicamento, mais fármaco será eliminado. Continua-se eliminando 50%, mas este 50% representa um valor maior.

    CINÉTICA DE ORDEM ZERO OU DE SATURAÇÃO:

    Este tipo de cinética difere da anterior, pois não segue um padrão exponencial de eliminação. Inicialmente é linear, pois o fármaco é removido a uma quantidade fixa, a qual não depende da concentração plasmática. Ou seja, se a dose aumentar não aumenta a eliminação. Isto ocorre com o etanol, a fenitoína (anticonvulsivante) e o salicilato.

    Pode-se explicar a cinética de ordem 0 pela saturação da enzima que metaboliza a substancia. Por exemplo, no caso do etanol, a enzima álcool desidrogenase atinge seu funcionamento máximo/velocidade de oxidação em baixas concentrações do etanol. Se a concentração ingerida for maior que a oxidada haverá acúmulo de álcool no sangue. Assim, a dose tem um efeito muito importante na duração da ação do medicamento já que uma quantidade constante é eliminada.

    1. Neste caso, portanto, a concentração plasmática no estado de equilíbrio é diretamente proporcional a dose.
    2. A velocidade de queda da concentração plasmática do fármaco não depende da dose.
    3. A interrupção da administração leva a eliminação lenta até chegar à depuração de primeira ordem, momento em que a enzima não está mais saturada.

    FONTE: https://aia1317.fandom.com/pt-br/wiki/Farmacocin%C3%A9tica_-_Modelos_cin%C3%A9ticos_-_Compartimentos#Cin.C3.A9tica_de_Primeira_Ordem: