Scrum
- Não prescreve o uso de práticas de programação;
- Incorpora as atividades estruturais: requisitos, analises, projeto, evolução e entrega;
- Equipes auto-organizadas.
- Liderança diluída em cada integrante da equipe.
- Não há gerente de projetos tradicional;
- Possui fases como: planejamento e ciclos de Sprint (incremento do sistema);
- Possui um líder de equipe chamado Scrum Master que conduz reuniões e avalia as respostas de cada integrante.
- Possui reuniões curtas realizadas diariamente pela equipe pra ajudar a revelar problemas potenciais o mais cedo possível.
- Trabalho organizado a partir do Backlog do Produto, constantemente revisado e priorizado.
Product Owner (PO) / Dono do Produto (DP)
- Responsável por gerenciar o Backlog do Produto.
- Define a visão do produto, gerencia a entrada de novos requisitos e define sua ordem.
- Assegura o valor do trabalho executado pela Equipe de Desenvolvimento.
- Responsável por aceitar ou rejeitar o que será entregue ao final de cada itereção.
- Responsável por gerenciar o orçamento e riscos do produto e do projeto.
- Somente ele tem autoridade para cancelar uma Sprint.
Scrum Master
- É a pessoa que mais conhece Scrum dentre todos os papéis;
- Orienta o Dono do Produto na criação e ordenação do Backlog do Produto.
- Garanti que as regras do Scrum estejam sendo seguidas e que seus valores estejam sendo seguidos;
- Ele é o facilitador nos eventos do Scrum;
- Ajuda a remover os impedimentos que a Equipe de Desenvolvimento enfrenta.
Alternativa: C
O gráfico de burndown (que significa em tradução livre queimando para baixo) é formado por dois eixos: o eixo Y (vertical), que representa a demanda de trabalho a ser queimada; e o eixo X (horizontal), que representa o tempo – a quantidade de dias ou horas de trabalho para queimar a demanda.
Esse gráfico é representado em duas linhas. A primeira é a linha ideal, reta, de cima para baixo, que representa a demanda completa de trabalho no começo do projeto (no topo, na esquerda) e que vai até o ponto mais baixo à direita, onde fica a previsão de conclusão do projeto no cronograma.
Já a segunda é a linha real, que revela como a equipe se comportou com relação à projeção de uso do tempo para a demanda.