Numa perspectiva crítica e emancipadora, o processo de ensino e de aprendizagem na educação básica pressupõe a discussão acerca do que significa planejar currículo. Seguem algumas formulações acerca dessa discussão para que você identifique as que são verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Currículo deve ser concebido, numa perspectiva mais abrangente, como o conjunto das atividades da escola que afetam direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento.
( ) Pautado no controle e na racionalidade técnica, o planejamento de currículo é tratado a partir da especificidade da escola e da história dos seus sujeitos, distanciando-se diretamente do papel que a escola deve assumir perante os alunos, os educadores, os funcionários, os pais e a comunidade em seu todo.
( ) As atividades de currículo e ensino estão separadas da totalidade social e é por esse motivo que visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar.
( ) Planejar currículo implica tomar decisões educacionais, implica compreender as concepções curriculares existentes que envolvem uma visão de sociedade, de educação e do homem que se pretende formar.
( ) É possível afirmar que o currículo é um instrumento de confronto de saberes: o saber sistematizado indispensável à compreensão crítica da realidade, e o saber de classe, que o aluno representa e que é o resultado das formas de sobrevivência que as camadas populares criam. Isso significa que o currículo valoriza o saber de classe e o coloca como ponto de partida para o trabalho educativo