SóProvas


ID
4151374
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa perspectiva crítica e emancipadora, o processo de ensino e de aprendizagem na educação básica pressupõe a discussão acerca do que significa planejar currículo. Seguem algumas formulações acerca dessa discussão para que você identifique as que são verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Currículo deve ser concebido, numa perspectiva mais abrangente, como o conjunto das atividades da escola que afetam direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento.

( ) Pautado no controle e na racionalidade técnica, o planejamento de currículo é tratado a partir da especificidade da escola e da história dos seus sujeitos, distanciando-se diretamente do papel que a escola deve assumir perante os alunos, os educadores, os funcionários, os pais e a comunidade em seu todo.

( ) As atividades de currículo e ensino estão separadas da totalidade social e é por esse motivo que visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar.

( ) Planejar currículo implica tomar decisões educacionais, implica compreender as concepções curriculares existentes que envolvem uma visão de sociedade, de educação e do homem que se pretende formar.

( ) É possível afirmar que o currículo é um instrumento de confronto de saberes: o saber sistematizado indispensável à compreensão crítica da realidade, e o saber de classe, que o aluno representa e que é o resultado das formas de sobrevivência que as camadas populares criam. Isso significa que o currículo valoriza o saber de classe e o coloca como ponto de partida para o trabalho educativo

Alternativas
Comentários
  • ( ) Currículo deve ser concebido, numa perspectiva mais abrangente, como o conjunto das atividades da escola que afetam direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento.

    Alguém explica? Pra mim currículo vai muito além disso...

  • o currículo ele está diretamente ligado às tendências pedagógicas tanto liberais com progressistas. além disso há a questão do currículo oculto que são informações implícitas aproveitadas com o currículo formal que aquilo que é sistematizado programado previamente pelo ministério da Educação na bncc. dito isso temos o currículo real e aquele da práxis pedagógica do ensino diretamente entre o professor e a aula dele com os alunos em que vai se agregando mais valores abrangendo o valor cultural dos alunos na sua existência em sociedade e por isso que aquilo que é formal tem que ser dado de abrangente nesse contexto todo
  • Letra B

    ( V ) Currículo deve ser concebido, numa perspectiva mais abrangente, como o conjunto das atividades da escola que afetam direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento. Correta, bom quando se fala em uma perspectiva mais abrangente fala-se em algo mais amplo, o currículo ele é ideológico, transmissão do conhecimento historicamente acumulado, ou seja de acordo com o contexto histórico ele afeta as aprendizagem da escola

    (F) Pautado no controle e na racionalidade técnica, o planejamento de currículo é tratado a partir da especificidade da escola e da história dos seus sujeitos, distanciando-se diretamente do papel que a escola deve assumir perante os alunos, os educadores, os funcionários, os pais e a comunidade em seu todo. Errado o currículo em uma perspectiva técnica não leva em consideração o contexto do aluno e sim é alheio a ele.

    (F) As atividades de currículo e ensino estão separadas da totalidade social e é por esse motivo que visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar. Errado vide primeira assertiva

    (V) Planejar currículo implica tomar decisões educacionais, implica compreender as concepções curriculares existentes que envolvem uma visão de sociedade, de educação e do homem que se pretende formar. Correta o currículo deve visar o concreto o contexto

    (V) É possível afirmar que o currículo é um instrumento de confronto de saberes: o saber sistematizado indispensável à compreensão crítica da realidade, e o saber de classe, que o aluno representa e que é o resultado das formas de sobrevivência que as camadas populares criam. Isso significa que o currículo valoriza o saber de classe e o coloca como ponto de partida para o trabalho educativo. Correto o currículo valoriza a maioria das vezes os saberes científicos o que Bordieu chama de violência simbólica é imposto a classe popular o saber da classe alta como de uma maneira aritrária excluindo a bagagem cultural da classe baixa.

  • 5. () Isso significa que o currículo valoriza o saber de classe e o coloca como ponto de partida para o trabalho educativo.

    Não seria o contrário? Acredito que o currículo valoriza mais os saberes científicos que os saberes de classe.

    Até por isso marquei alternativa E.