SóProvas


ID
4156207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Depósitos ateromatosos são universais nas artérias coronárias dos adultos que vivem em países desenvolvidos. Apesar de assintomáticos, na maior parte da história natural da doença, podem progredir insidiosamente, culminando em infarto agudo do miocárdio associado às suas complicações, como arritmia e insuficiência cardíaca. A respeito da farmacologia do sistema cardiovascular, julgue o próximo item.

Amiodarona é altamente eficaz para suprimir arritmias e, como apresenta baixa toxicidade e efeitos adversos, torna-se segura para utilização em diversos grupos de pacientes.

Alternativas
Comentários
  • A Amiodarona é um fármaco do grupo dos antiarrítmicos da classe III de amplo espectro e um potente vasodilatador. Prolonga o intervalo QRS no electrocardiograma, prolongando o potencial de ação e diminuindo a frequência cardíaca. Aumenta a irrigação do coração pelos vasos coronários.

  • O uso crônico da amiodarona está relacionado com efeitos adversos que estão estimados em até 35% dos casos e obrigam a suspensão em até 10%. Dessa forma, a amiodarona deve ser reservada aos casos de falha de outros antiarrítmicos. Age atrvés do bloqueio dos canais de potássio.