SóProvas


ID
4156234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As alterações da função cerebral, sejam primárias ou secundárias às disfunções de outros sistemas, são importante preocupação da sociedade humana e campo no qual a intervenção farmacológica desempenha papel-chave. Quanto aos fármacos que atuam no sistema nervoso central, julgue o item seguinte.

A carbamazepina, que é um antiepiléptico amplamente utilizado, também pode ser usada para o tratamento da dor neuropática.

Alternativas
Comentários
  • A ação anticonvulsivante ou neuroléptica desse fármaco está na capacidade de inibir canais de sódio voltagem dependentes, mantendo o neurônio hiperpolarizado, evitando a propagação do potencial de ação. Esse mecanismo de ação explica o porquê de teu emprego na dor neuropática.

  • CERTO

    A Carbamazepina é um agente anticonvulsivante que suprime os ataques de epilepsia psicomotora, automatismo ou epilepsia parcial com sintomatologia complexa (epilepsia temporal), embora também actue no grande mal ou crises tónico-clónicas generalizadas e nas crises focais motoras ou epilepsia jacksoniana e praticamente não actua no pequeno mal ou ausências.

    A Carbamazepina é considerada fármaco de eleição em doentes que sofrem neuralgia do trigémeo, conclusão a que se chegou de acordo com os resultados dos ensaios clínicos pois, impede o aparecimento de paroxismos dolorosos na maioria dos casos.

    FONTE: https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/carbamazepina/informacao-geral