SóProvas


ID
4156243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As alterações da função cerebral, sejam primárias ou secundárias às disfunções de outros sistemas, são importante preocupação da sociedade humana e campo no qual a intervenção farmacológica desempenha papel-chave. Quanto aos fármacos que atuam no sistema nervoso central, julgue o item seguinte.

Os fármacos antipsicóticos são antagonistas nos receptores D2 de dopamina, porém a maioria desses fármacos também bloqueia outros receptores de monoaminas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Monoaminas são substancias bioquímicas derivadas de  através do processo de descarboxilação. Atuam no corpo como neurotransmissores. As principais monoaminas são:

    AS CATECOLAMINAS: Dopamina, Noradrenalina, Epinefrina ou Adrenalina.

    SEROTONINAS

    HISTAMINAS

    Os antipsicóticos tradicionais (primeira geração) ou típicos têm potencial significativo para causar efeitos colaterais extrapiramidais (Sensação de estar inquieto) e discinesia tardia (movimentos involuntários). Já os antipsicóticos de segunda geração, também conhecidos como antipsicóticos atípicos, geralmente apresentam menor risco de efeitos colaterais extrapiramidais e discinesia tardia em comparação com os antipsicóticos típicos. 

    • Antipsicóticos de primeira geração: Clorpromazina, haloperidol, levomepromazina, trifluoperazina, zuclopentixol. 
    • Antipsicóticos de segunda geração: Aripiprazol, clozapina, lurasidona, quetiapina, olanzapina, risperidona, ziprasidona. 

    Tanto os antipsicóticos típicos quanto atípicos parecem realizar o bloqueio pós-sináptico dos receptores cerebrais D2 da dopamina. A maioria dos antipsicóticos de segunda geração difere dos medicamentos mais antigos farmacologicamente na alta afinidade ao receptor 5HT2 da serotonina excede sua afinidade pelos receptores D2 da dopamina, ao passo que nos de primeira geração não ocorre esse efeito. Acredita-se que esse efeito no receptor 5HT2 seja responsável pelo menor risco geral de efeitos colaterais extrapiramidais com os medicamentos atípicos em comparação com os típicos.  

    fonte: https://www.sanarmed.com/resumo-de-antipsicoticos-mecanismos-farmacocinetica-indicacoes-e-efeitos-adversos