SóProvas


ID
4156252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Atualmente, a dor é definida como experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada a dano tecidual real ou potencial, sendo sempre experiência subjetiva. Portanto, a percepção da dor envolve o estímulo doloroso (nocicepção) e a reação emocional à dor, sendo seu controle uma das mais importantes prioridades terapêuticas. Acerca da farmacologia da dor, julgue o item a seguir.

Opioides são substâncias analgésicas endógenas que produzem efeitos semelhantes à morfina.

Alternativas
Comentários
  • Opioides são substâncias analgésicas endógenas (exógenas) que produzem efeitos semelhantes à morfina.

  • ERRADO

    O protótipo dos opioides é a morfina, que é extraída do suco da papoula Papaver somniferum, que contém morfina e outros alcalóides. Este extrato é conhecido como Ópio e foi muito utilizado por provocar efeito eufórico e analgésico, além de evitar a diarreia.

    Os opioides são medicamentos analgésicos aplicados para tratar dores de intensidade moderada a forte.

    O efeito analgésico dos opioides ocorre devido à atuação em receptores no sistema nervoso central (SNC), os quais respondem a peptídeos endógenos com efeitos farmacológicos semelhantes aos dos opioides, estas substâncias são chamadas de peptídeos opioides endógenos.

    Em 1975, Hughes e Kosterlitz descreveram o isolamento e a caracterização dos primeiros ligantes endógenos, as encefalinas. Hoje, sabemos que as encefalinas são apenas dois dos membros de uma grande família de peptídeos opioides endógenos conhecidos coletivamente como endorfinas, todas com um resíduo de tirosina no N-terminal.

    FONTE: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/farmacia-farmacologia-artigo-opiodes-tudo-em-um-so-lugar