SóProvas


ID
4156762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

    Homem com 30 anos de idade, portador de miastenia gravis, com queixa de dispneia e sudorese intensa há cerca de quatro horas, foi internado na enfermaria da clínica médica do HUB. Ao exame físico, verificou-se que o paciente estava consciente, em ventilação espontânea ar ambiente, utilizando musculatura acessória, com frequência respiratória de 38 irpm, tosse produtiva ineficaz, fraqueza muscular global, capacidade vital (CV) < 15 mL/kg, frequência cardíaca (FC) 130 bpm e pressão arterial (PA) 70/30 mHg. A gasometria arterial do paciente apresentava os seguintes dados: pH 7,32; PaO2 73 mmHg; PaCO2 65 mmHg; HCO3 25 mmol/L; SaO2 93%.

Com base nesse caso clínico, julgue o seguinte item.

Para tratar esse paciente, é indicado o uso de ventilação mecânica não invasiva com dois níveis de pressão para corrigir a troca gasosa e evitar a fadiga da musculatura respiratória.

Alternativas
Comentários
  • Considerar o uso da VNI (BiPAP, sigla do inglês Bilevel Positive Airway Pressure), em pacientes com crise miastênica, na tentativa de evitar IOT, sendo PCO2 >50mmHg fator preditivo de falência, podendo ser considerado na fraqueza persistente ou recorrente após extubação.

    Avaliar pacientes com crise miastênica periodicamente com medidas de PImax, PEmax e CV. Pacientes que apresentem CV<20mL/kg, PImax<-30cmH2 O, PEmax>40cmH2 O podem ser submetidos a uma tentativa de tratamento com VNI (BiPAP) e, caso falhem, devem ser intubados eletivamente, para evitar IOT de urgência.