SóProvas


ID
4157275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O perfil epidemiológico das doenças transmitidas por alimentos (DTA) no Brasil ainda é pouco conhecido e essas afecções nem sempre são oficialmente notificadas.

G.V. Amson et al. Levantamento de dados epidemiológicos relativos a ocorrências/surtos de doenças transmitidas por alimentos no estado do Paraná – Brasil, 1978/2000. In: Ciênc. Agrotec., Lavras, v. 30, n.º 6, nov.dez./2006, p. 1.139-45 (com adaptações).

Com relação a DTA e seus agentes, julgue o próximo item.

É caracterizado o surto de origem alimentar quando vários indivíduos consomem alimentos contaminados de origem animal ou conservas subprocessadas termicamente. A quantidade de alimento contaminado pelo organismo patógeno ingerido é fator importante para o aparecimento do surto.

Alternativas
Comentários
  • O surto alimentar é caracterizado quando vários indivíduos consomem qualquer alimento ou água e apresentam o mesmo quadro clínico, não precisa necessariamente ser um alimento de origem animal como a questão afirma, pode ser um alimento qualquer que provocou um malefício a várias pessoas após ser consumido. Além disso, a quantidade que você ingere pode ser pequena, mas apresentar uma concentração alta ou suficiente para provocar um problema no indivíduo, ou seja, para aparecer um surto eu não preciso ingerir uma quantidade específica de alimento, comer mais ou menos não influência no quesito "ter surto ou não ter", se estiver contaminado em concentrações suficientes para causar um dano à saúde do indivíduo, qualquer porção será capaz de trazer um malefício.

  • É caracterizado o surto de origem alimentar quando vários indivíduos(Só precisa duas pessoas apresentarem os sintomas para que seja considerando SURTO de origem alimentar) consomem alimentos contaminados de origem animal ou conservas subprocessadas termicamente.