SóProvas


ID
4157311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A síndrome do intestino curto (SIC) decorre de uma ressecção das paredes do intestino delgado, o que ocasiona menor captação de nutrientes, comprometendo a manutenção da integridade e funções corporais. Com relação à terapia nutricional na ocorrência de SIC, julgue o item subsequente.

No tratamento de pacientes com ileostomia de débito superior a 3 L por dia, recomenda-se a ingestão de líquidos de reposição, preferencialmente daqueles que apresentem concentração de sódio de até 20 mmol/L. As bebidas isotônicas comumente usadas por esportistas também são recomendadas para a reposição de líquidos por apresentam resultados semelhantes aos obtidos com o uso de soluções de reidratação.

Alternativas
Comentários
  • O débito da ostomia pode ser agudo ou cronicamente elevado, e isso é muito mais comum com uma ileostomia. Na maioria das vezes, a definição aceita de um estoma de alto débito (EAD) é um débito que exceda 2.000 mL/dia ao longo de três dias consecutivos, ponto em que se espera a depleção de água, sódio e magnésio (Baker et al., 2011). Existem muitas causas em potencial de EAD, inclusive doença inflamatória intestinal, Clostridium dif icile, sepse intra-abdominal, obstrução parcial ou intermitente, causas relacionadas com a medicação, beber líquido demais (especialmente líquidos hipertônicos) ou cirurgia que resulte em menos de 200 cm de intestino delgado residual e sem cólon.

    Cupari 3 edição