SóProvas


ID
4158232
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Uniflor - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Alguns motivos para você ver os morcegos com outros olhos

Mariana Araguaia de Castro Sá Lima


Geralmente, morcegos não são animais que despertam simpatia nas pessoas. Provavelmente, o primeiro motivo é o fato de sempre serem associados aos vampiros, bem como a uma grande probabilidade de transmitirem a raiva. Além desses dois fatores, há também o agravante de que alguns se alimentam de sangue de gado e têm uma aparência horrível.

Primeiramente, é importante dizer que espécies hematófagas, ou seja, as que se alimentam de sangue, são apenas três. Dessa forma, dentre as mais de 1.000 espécies que temos em todo o mundo, somente essas possuem tal hábito alimentar.

Outra questão é o fato de que nossa espécie não faz parte do cardápio de nenhum outro animal, exceto em casos extremos. Assim, entre uma galinha e você, por exemplo, com certeza um morcego hematófago optará pela primeira opção, e entre uma galinha e uma espécie nativa, provavelmente esta será a escolhida. Isso porque morcegos preferem espécies que se encontram em seu habitat. No entanto, quando seu ambiente está fragilizado ou destruído, a alternativa é buscar outro local que possa oferecer a ele abrigo e alimento.

Quanto à raiva, realmente os morcegos são capazes de transmiti-la, assim como qualquer mamífero, inclusive aqueles que vivem conosco, tais como gatos e cachorros. Daí a importância da vacinação. Além disso, na maioria dos casos, os responsáveis são os hematófagos e, como você já sabe, são apenas três.

Assim como cachorros com raiva, morcegos acometidos pelo vírus responsável por essa doença apresentam sintomas característicos: são avistados durante o dia, e no chão. Caso veja algum morcego assim, é necessário somente se afastar e contactar o Centro de Zoonoses.

No que se refere à aparência, não há muito a ser dito, embora seja necessário perceber que temos uma tendência a dar juízo de valor sobre as outras espécies de acordo com a visão que temos delas, o que é algo discutível.

Morcegos são capazes de realizar, com eficiência, o controle populacional de diversas espécies, inclusive daquelas capazes de nos transmitir doenças ou causar prejuízos econômicos, como ratos, mosquitos e pragas de plantação em geral. Além disso, graças a eles, há a polinização eficiente de diversas plantas e a dispersão de sementes, auxiliando também na recomposição de ambientes destruídos. Só para se ter uma ideia, aproximadamente dois terços das angiospermas tropicais são polinizadas por morcegos e, algumas, somente por eles!

Assim, percebe-se que os morcegos são animais muito importantes para a manutenção da vida de diversos ambientes e espécies, inclusive a nossa. Praticamente inofensivos, muitos são mortos em decorrência de preconceito e falta de conhecimento sobre a sua importância. Quanto a isso, é sabido que, em alguns países, muitas famílias constroem abrigos e disponibilizam bebedouros para tais animais, como forma de protegê-los e gozar de seus benefícios.


Adaptado de: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/algunsmotivos-para-voce-ver-os-morcegos-com-outros-.htm>

No contexto da oração “A cidade onde moramos tem mais de um milhão de habitantes.”, a palavra “onde” é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ONDE é um pronome relativo utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento. (norma cullta)

    RESUMO:

    ONDE: posicionamento(em)

    Eis a casa onde mora. (quem mora, mora em).

    AONDE: direção(a)

    Eis a casa aonde vou. (quem vai, vai a).

    DONDE: origem(de)

    Eis a casa donde venho. (quem vem, vem de).

  • A questão apresenta como temática a classe de palavras, isto é, diz respeito à morfologia, que estuda as classes gramaticais. É preciso reconhecer à qual pertence a palavra "onde".

    De saída, antes de verificar a ocorrência dela no fragmento textual, convém citar a possibilidade de classificá-la em duas classes: pronome e advérbio, de acordo com o VOLP. Inspecionemos o trecho a seguir:

    “A cidade onde moramos tem mais de um milhão de habitantes.”

    Quando pronome, pode aparecer com antecedente ou sem. No primeiro caso, vale por "em que" e refere a um lugar. Ex.: O apartamento onde (em que) moro. No segundo caso, tem emprego absoluto, sem referente. Ex.: Moro onde mais me agrada.

    No trecho em tela, "onde" tem antecedente e refere ao substantivo "cidade".

    a) Pronome interrogativo.

    Incorreto. Estes são os pronomes interrogativos: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas, que e quem,

    b) Conjunção coordenativa.

    Incorreto. Não desempenha esse papel, que pertence a certos vocábulos a exemplo de mas, porém, e, portanto, pois, etc.;

    c) Pronome relativo.

    Correto. Vide detalhamento acima;

    d) Numeral ordinal.

    Incorreto. Não desempenha esse papel, que pertence a certas palavras a exemplo de primeiro, segundo, décima, vigésimo quinto, quinquagésimo, etc.

    Letra C

  • ( C )

    Onde -

    Pronome relativo- troque por em que”, “no qual”, “na qual”

    https://www.portugues.com.br/gramatica/usos-onde-aonde.html#:~:text=Tem%20mais%20depois%20da%20publicidade,%2C%20isto%20%

    C3%A9%2C%20sem%20movimento.

  • Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro foi de meu avô. [onde = em que]

    CEGALLA

  • Assertiva C

    a palavra “onde” é classificada como:Pronome relativo.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''OS QUE PODENDO SE OMITIREM , SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''