SóProvas


ID
4158316
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Portalegre - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os índices de preparo dos alimentos são importantes fatores na verificação da aquisição de alimentos e adequada escolha destes, a fim de se evitarem falhas nas estimativas de aquisição de gêneros alimentícios que possam ocasionar falta ou desperdício, bem como aumento nos custos. Avalie as afirmativas abaixo assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) Fator de Correção (FC), também denominado Indicador da Parte Comestível (IPC), é um índice que prevê as perdas inevitáveis ocorridas durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são limpos (folhas murchas, queimadas), descascados, desossados ou cortados (aparas).

( ) Índice de Cocção (ICc) ou Fator de Cocção (FCc) representa a relação entre o alimento e suas formas crua e cozida, indicando perdas ou ganhos durante o preparo dos alimentos.

( ) Índice de Reidratação (IR) é utilizado para verificar o ganho de água em cereais, leguminosas e outros alimentos deixados em remolho.

( ) O Índice de Correção (IC) do alimento pode ser medido por meio de uma constante, obtida da relação entre o peso do alimento processado (gramas) e o peso do alimento no estado inicial (gramas).


Assinale a sequência CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Índice de CONVERSÃO (IC)

    O IC pode ser determinado a partir da relação:

    IC = peso do alimento processado (g)/ peso do alimento no estado inicial (g)

    Fator de CORREÇÃO (FC). Trata-se de uma constante (que será sempre maior ou igual a 1) obtida pela relação do

    Peso Bruto (gramas) (PB) e do Peso Líquido (gramas) (PL) do alimento

  • Alternativa E

    Tem uma pegadinha aí? ... Índice de Correção ? ... (Fator de Correção, Índice de Cocção, Índice de Conversão)...

  • Discordo que o Fator de Correção (FC), seja um índice que prevê as perdas Inevitáveis

    Até pq é no fator de correção que vemos se o cozinheiro está desperdiçando ou não.

  •  Índice de conversão (IC)- pode ser medido por meio de uma constante, obtida da relação entre o peso do alimento processado (gramas) e o peso do alimento no estado inicial (gramas).