SóProvas


ID
4161751
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o fragmento, extraído do famoso discurso do governante ateniense Péricles (494 a.C. – 429 a.C.) e reproduzido na obra de Tucídides, para os soldados da cidade antes de uma batalha da Guerra do Peloponeso, que opôs os aliados de Atenas aos de Esparta:

[...] quanto às cidades de nossa confederação, restituir-lhes-emos a independência se elas eram independentes quando concluímos a paz, e logo que os lacedemônios, de sua parte, concederem às suas cidades aliadas o direito de ser independentes de forma condizente não com os interesses dos lacedemônios, mas com os desejos de cada cidade isoladamente; quanto à arbitragem, estamos prontos a submeter-nos a ela de acordo com o tratado, e não tomaremos a iniciativa da guerra, mas nos defenderemos contra aqueles que o fizerem.

(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UNB, 1987, p. 87-88.)

O texto aponta para a existência de ligas entre as cidades gregas, durante a Guerra do Peloponeso. Enquanto ocorriam os conflitos, Atenas vivia o auge de sua experiência democrática.

Assinale a alternativa na qual aparece a contradição entre teoria e prática dos atenienses no período retratado, associando ao mundo atual.

Alternativas
Comentários
  • Entre os séculos VI a.C. e V a.C., os gregos entraram em confronto com o império persa, começando as Guerras Médicas (os gregos chamavam os persas de medos). As cidades-estados gregas uniram-se para derrotar o exército inimigo. A vitória grega representou não apenas o seu domínio sobre o mundo antigo, como também trouxe inúmeras mudanças na organização das cidades-estados com a ascensão de Atenas e Esparta.

    Temendo o retorno dos persas para vingarem a derrota na guerra, foi fundada a Liga de Delos, aliança militar entre as cidades gregas sob a liderança de Atenas para combater o ataque inimigo. Cada cidade deveria contribuir com dinheiro, armamentos e soldados para o tesouro comum, que seria guardado em Atenas. Os atenienses utilizaram os recursos desse fundo para fortificar a cidade e investir em construções públicas e obras de arte.

    O crescimento de Atenas provocou uma reação de Esparta. Para responder à aliança militar liderada pelos atenienses, os espartanos formaram a Liga de Delos. A rivalidade entre as duas cidades-estados desencadeou a Guerra do Peloponeso, em 431 a.C.