SóProvas


ID
4162855
Banca
IDECAN
Órgão
CREF - 5ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O tema da redação do Enem de 2016 tratou de um assunto bastante polêmico, mas bem difundido no país e no mundo: “intolerância religiosa”. O enfoque foi especificamente o combate à intolerância religiosa no Brasil. Acerca desse assunto, intolerância religiosa, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, apesar de existir a intolerância, não existem, ainda, leis específicas acerca desses casos, que são tratados como desentendimentos comuns.
II. Em nosso país, reconhecendo que somos um estado laico, a prática de ato de intolerância religiosa constitui violação que deve ser tratada no âmbito das igrejas, e não do governo.
III. No Brasil preconiza-se como inviolável a liberdade de consciência e de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, bem como a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • gabarito (C)

    I. No Brasil, apesar de existir a intolerância, não existem, ainda, leis específicas acerca desses casos, que são tratados como desentendimentos comuns. 

    Leciona a doutrina que há dois tipos de mecanismos de pacificação de litígios: a autocomposição, na qual se destacam a conciliação, a mediação e a negociação coletiva, onde as próprias partes possuem poder de decisão a fim de solver seus conflitos; e a heterocomposição, compreendendo a arbitragem e a solução jurisdicional, nas quais o poder de decisão pertence a um terceiro.

    II. Em nosso país, reconhecendo que somos um estado laico, a prática de ato de intolerância religiosa constitui violação que deve ser tratada no âmbito das igrejas, e não do governo. 

    A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Com essa afirmação queremos dizer que, consoante a vigente Constituição Federal, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões.

    III. No Brasil preconiza-se como inviolável a liberdade de consciência e de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, bem como a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

    A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.