SóProvas


ID
41635
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No próximo mês, os 20 novos processos abertos em um tribunal serão divididos entre os seus 6 juízes (cada processo é encaminhado a um único juiz). Nessas condições, é correto concluir que, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Se cada processo só é encaminhado a um juíz e são 20 processos, dividindo 20 por 6, dá um mínimo de 3 processos para cada juíz, e sobram outros 2 processos que serão distribuídos para 2 dos juízes, que, somados aos outros 3 que já tinham, ficarão com 4. 4 juízes ficarão com 3 processos e 2 juízes com 4 processos. a) cada juíz receberá, no mínimo, 3 novos processos. CERTO b) o número máximo de novos processos que um juiz poderá receber é 4. CERTO c) algum juiz deverá receber exatamente 3 novos processos. ERRADO. Se o enunciado dissesse "alguns juízes deverão" estaria correto. d) nenhum juiz receberá exatamente 2 novos processos. CERTO. Nenhum deles recebeu EXATAMENTE 2 novos processos e) pelo menos um dos juízes receberá 4 ou mais novos processos. ERRADO. Nenhum juíz recebeu mais de 4 novos processos. Eu pediria a anulação dessa questão. Salvo se alguém me convencer de que estou errado (o que pode não ser difícil). Alguém se habilita a me explicar onde errei?
  • Cada processo só é encaminhado a um juiz, mais a questão não diz a forma como é feita a divisão. A letra "a", ela afirma que cada um "irá" receber no mínimo 03, a letra "b", fala que cada um "irá" receber no máximo 04 processos, mais uma vez a questão não diz nada a respeito, e o mesmo raciocínio é usado para as outras letras. A questão somente diz que será dividido entre os juízes. Já a letra "e", diz que pelo menos um dos juízes receberá 4 ou mais novos processos, seja qual for a forma que você for dividir, pelo menos 01 juiz vai ter 04 ou mais processos.
  • Érivan, a questão não informa que o número de processos deverá obrigatoriamente ser dividido igualmente entre os juizes, portanto, podemos pensar (divagar), que, um Juiz mais experiente, por exemplo, ficasse com 10 processos, e o restante dos processos fosse distribuido entre os outros cinco juizes. Eu raciocinei assim, e cheguei ao resultado E. Imagine 6 quadrados onde você teria 20 peças para aloca-las em cada quadrado. Qualquer divisão feita nesse sentido só terá como alternativa inevitável a letra E.
  • Erivan, a questão fala em "necessariamente" ou seja, é algo obrigatório que em qualquer forma de divisão sempre irá ocorrer, todas as alternativas (exceto a E) são possibilidades como a do seu exemplo: 3 3 3 3 4 4 . A única alternativa que necessariamente sempre ocorrerá é a Letra E, basta tentar fazer outras formas de divisão, vc verá que sempre haverá pelo menos um juiz com 4 processos  OU mais. Ex: a divisão poderia ser 1 1 1 1 1 15, ou 2 2 2 2 12, 3 3 3 3 3 5 . Espero ter ajudado e bons estudos !!
  • a) cada juiz receberá, no mínimo, 3 novos processos.

    ERRADA: 15 1 1 1 1 1

    b) o número máximo de novos processos que um juiz poderá receber é 4.

    ERRADA: 15 1 1 1 1 1

    c) algum juiz deverá receber exatamente 3 novos processos.

    ERRADA: 15 1 1 1 1 1


    d) nenhum juiz receberá exatamente 2 novos processos.

    ERRADA: 14 2 1 1 1 1


    e) pelo menos um dos juízes receberá 4 ou mais novos processos.

    CORRETA
  • Podemos pensar também a letra E com divisão "igual" (porque não dá exato 20 por 6) entre os juízes, que ainda assim algum ficará com pelo menos 4 ou mais processos...já que 20 dividido por 6 dá 3 e restam 2...dois juízes vão receber seus 3 processos e mais um ou dois que restarão da divisão, o que comprova a veracidade da letra E.