SóProvas


ID
4165147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

No Brasil, o atual projeto de saúde privatista apoia-se na política de ajuste, com o objetivo de contenção dos gastos, com a racionalização da oferta e a descentralização com diminuição de responsabilidade do poder central.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • Esse final, ao meu ver, é incorreto. O setor privado trabalha de forma complementar na saúde pública. As responsabilidades dos entes federativos como fiscalização, controle, acompanhamento, entre outros permanecerão . As intenções dessas concessões são reduzir gastos, aumentar a oferta, a promoção, a proteção da saúde e outras diversas ações pra que mais pessoas sejam atingidas. É muita gente pra pouco dinheiro, é uma má gestão que prejudica quem mais precisa.

    GAB CERTO

  • O projeto saúde articulado ao mercado ou a reatualização do modelo médico assistencial privatista, está pautado na Política de Ajuste que tem como principais tendências a contenção dos gastos com racionalização da oferta; descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento dos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis através do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços ao nível local, eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento (Costa, 1996). 

    BRAVO, Maria Inês Souza. Política de Saúde no Brasil. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional.