Gabarito: A
O Município deve, através de isenção promovida pelo chefe do executivo, proporcionar a renúncia, podendo equilibrar a receita municipal com o aumento da carga tributária em outro setor.
LRF:
Da Renúncia de Receita
Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:
II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição
§ 1o A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
No caso concreto, se tratou de uma isenção, já que anista é perdoar a multa, remissão é perdoar a dívida e a imunidade necessita estar na CF/88.
Entretanto, a forma que a alternativa foi escrita pode levar ao erro, pois não explicita a necessidade de lei ou de necessitar passar pelo poder legislativo para ser concedida a isenção.
Art. 176. A isenção, ainda quando prevista em contrato, é sempre decorrente de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo caso, o prazo de sua duração.
Achei o enunciado meio confuso, pois não consegui depreender se o credito já havia sido lançado ou não. Por isso, fiquei entre as alternativas A e C. Por eliminação, é possível marcar a letra A, pois, observem que independente do crédito já estar lançado ou não, a alternativa C diz que não é possível aumentar a carga tributária em outro setor, isso não é verdade, pode sim, desde que feito por lei.
Em relação as demais alternativas, estao de fato erradas:
B - Anistia - perdão de multa, não se aplicando ao enunciado, além do mais, a carga tributaria pode ser aumentada mediante lei.
D - Imunidade - é concedida pela constituição.
E - Fala em Exclusão, a qual engloba anistia e isencao, conforme vimos na alternativa B, anistia não se aplica ao caso da questão.