A análise sintática requer o reconhecimento de função exercida por palavras ou segmentos maiores no interior de uma estrutura. As possíveis funções são estas:
→ Adjunto adnominal;
→ Adjunto adverbial;
→ Agente da passiva;
→ Aposto;
→ Complemento nominal;
→ Objeto direto;
→ Objeto indireto;
→ Predicado;
→ Predicativo do objeto;
→ Predicativo do sujeito;
→ Sujeito.
Convém salientar que a função sintática discrepa significativamente da classificação morfológica. Esta última diz respeito à morfologia, ou seja, à classe gramatical a que pertence as palavras, que são dez:
I - Adjetivo;
II - Advérbio;
III - Artigo;
IV - Conjunção;
V - Interjeição;
VI - Numeral;
VII - Preposição;
VIII - Pronome;
IX - Substantivo;
X - Verbo.
À exceção das conjunções, interjeições, preposições e verbos, cada palavra integrante dessas classes gramaticais exerce pelo menos uma função sintática na estrutura.
Na questão em apreço, deve-se inspecionar os termos abaixo destacados e reconhecer qual exerce o papel de objeto indireto:
"Não, senhora, não se enganou, disse afinal com um tom frio e inflexível. Vendi-me; pertenço-lhe. A senhora teve o mau gosto de comprar um marido aviltado; aqui o tem como desejou. Podia ter feito de um caráter, talvez gasto pela educação, um homem de bem, que se enobrece com sua afeição; preferiu um escravo branco; estava em seu direito, pagava generosamente. Tem aqui esse escravo; é seu marido, porém nada mais do que seu marido."
a) me
Incorreto. É objeto direto do verbo "vender", uma vez que este é transitivo direto. Veja: "Vendi-me";
b) lhe
Correto. O pronome "lhe" é objeto indireto do verbo "pertencer", tendo em vista que este reclama um complemento verbal indireto. Veja: "Pertenço-lhe";
c) senhora
Incorreto. É vocativo, termo alheio à estrutura;
d) esse escravo
Incorreto. É objeto direto do verbo "ter". Veja: "Tem aqui esse escravo";
e) um marido aviltado
Incorreto. É objeto direto do verbo "comprar". Veja: "(...) comprar um marido aviltado".
Letra B