GAB-B
A) CORRETA - Não lhe quero pedir dinheiro para mais nada. Palavra negativa, fator de atração para a próclise
B) INCORRETA - Direi-lhe a surpresa na hora certa. Nem adianta insistir. Verbo no futuro do presente do indicativo ou futuro do pretérito indicativo caberá a mesóclise( dese que não haja palavra atrativa, nesse caso caberá à próclise) O certo seria: Dir-lhe-ei a surpresa na hora certa.
C) CORRETA - “Aqui se faz! Aqui se paga!”. Adverbio de lugar, fator atrativo, próclise correta.
D) CORRETA - Em se tratando de Língua Portuguesa, as gêmeas gabaritaram todas as provas. Com o gerúndio precedido da preposição "EM" a tradição fixou a próclise.
A questão em tela aborda o colocação dos pronomes e quer que informemos qual alternativa incorre em erro quanto a posição do pronome oblíquo. Vejamos alguns conceitos:
→ COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te. se, lhe(s), o(s). a(s), nos e vos podem estar em três posições em relação ao verbo ao qual se ligam.
O pronome colocado depois do verbo. Nesse caso, dizemos que há ênclise. Se estiver colocado antes do verbo, será um caso de próclise. O pronome oblíquo átono pode estar também no meio do verbo, colocação que é denominada mesóclise
Após análise iremos analisar cada alternativa. Analisemos:
a) Não lhe quero pedir dinheiro para mais nada.
Correta. O pronome oblíquo "lhe" está antes do verbo por causa da palavra negativa (não, jamais, nunca ...) , atraí a próclise para trás do verbo.
b) Direi-lhe a surpresa na hora certa. Nem adianta insistir.
Incorreta. Quando o verbo estiver no futuro do indicativo e não houver nenhum atrativo de próclise, o verbo deve ficar imediatamente em posição de mesóclise ( intercalado com o verbo).
Forma correta: dir- lhe-ei...
c) “Aqui se faz! Aqui se paga!”
Correta. O adjunto adverbial (aqui) atraí o pronome para trás do verbo. Por isso está correta está alternativa.
d) Em se tratando de Língua Portuguesa, as gêmeas gabaritaram todas as provas.
Correta. Quando houver preposição "em" + verbo no gerúndio (termina em ndo), o pronome oblíquo virá antes do verbo, em posição de próclise. Por isso está alternativa está correta.
GABARITO: B