A questão em tela versa sobre a regra da crase e teremos que indicar o motivo da ocorrência da crase na frase abaixo. Vejamos alguns conceitos:
"Emprega-se o acento grave nos casos de crase e aqueles indicados em emprego do à acentuado. 1.º) Na contração da preposição a com as formas femininas do artigo o ou pronome demonstrativo o: à (de a+a), às (de a+as). 2.º) Na contração da preposição a com o a inicial dos demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, e aquilo ou ainda da mesma preposição com compostos aqueloutro e suas flexões: àquele(s), àquela(s), àquilo, àqueloutro(s), àqueloutras(s). 3.º) Na contração da preposição a com os pronomes relativos a qual, as quais: à qual, às quais."
“Pode-se citar como exemplo referente à limitação da soberania estatal, o Tribunal de Nuremberg..”
a) É obrigatório o uso de crase em locuções adverbiais formadas por preposição e palavra feminina.
Incorreta. De fato ocorre crase em locuções adverbiais iniciadas por preposição A. Ex: à direita, à esquerda, à noite... Contudo, não é o caso da frase em questão.
Locuções adverbiais são termos que iniciam com preposição + outra palavra e dão circunstância ao verbo, adjetivo e advérbio e têm valor de adverbio é claro.
b) Há a contração entre a preposição “a” exigida por regência verbal e o artigo definido “a”.
Incorreta. A regência não foi exigida pelo verbo e sim pelo adjetivo "referente".
c) É obrigatório o uso de crase em locuções prepositivas, como em “à limitação”.
Incorreta. Em locução prepositiva iniciada por "a" que tenha a núcleo feminino ocorrerá a crase. Ex: à par de, à custa de... Contudo, não é o caso em questão.
Locuções prepositivas são expressões que iniciam com preposição e terminam com preposição e têm valor de preposição logicamente.
d) É obrigatório o uso de crase em locuções conjuntivas, como em “referente à”.
Incorreta. Em locução conjuntiva iniciada por "a" que tenha o núcleo feminino ocorrerá a crase. Ex: à medida que, à proporção que... Contudo não é o caso em questão.
Locução conjuntiva são termos formados por preposição + outra palavra que tem valor de conjunção.
e) Há a contração entre a preposição “a” exigida por regência nominal e o artigo definido “a”.
Correta. Ocorre a crase pelo motivo do adjetivo "referente" exigir a preposição A (regência nominal), e substantivo feminino "limitação" aceitar o artigo definido A. Dessa forma faz a união entre as vogais idênticas (A+ A= À).
Referência bibliográfica: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
GABARITO: E