SóProvas


ID
4172290
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em [...] níveis de autoridade” (CHIAVENATO, 2003, p. 158). Sobre a hierarquia e a autoridade, analise as assertivas e identifique com “V”, as verdadeiras, e com “F”, as falsas.


I- A autoridade está vinculada à pessoa e não ao cargo que ela ocupa. ( )

II- A autoridade está relacionada ao dever de desempenhar a tarefa ou à atividade para a qual a pessoa foi designada. ( )

III- A transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores na hierarquia é feita por meio do processo de delegação. ( )

IV- A autoridade flui do topo para a base, ou seja, cada nível hierárquico que está acima dos demais níveis tem maior autoridade no contexto organizacional. ( )


A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Creio que os erros são os seguintes:

    I- A autoridade está vinculada à pessoa e não ao cargo que ela ocupa. (ao contrário, vinculada ao cargo)

    II- A autoridade está relacionada ao dever de desempenhar a tarefa ou à atividade para a qual a pessoa foi designada. (responsabilidade)

    III- A transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores na hierarquia é feita por meio do processo de delegação. (correto)

    IV- A autoridade flui do topo para a base, ou seja, cada nível hierárquico que está acima dos demais níveis tem maior autoridade no contexto organizacional. (correto)

  • A questão aqui analisada exige que tenhamos conhecimento sobre alguns elementos em volta da autoridade e do processo de delegação no âmbito das organizações. Vamos analisar cada um dos itens apresentadas e ver quais são verdadeiros e quais são falsos. Vamos lá.

    AUTORIDADE

    A autoridade é tida, segundo a visão neoclássica, como um poder formal para ordenar, comandar outros para que determinadas atividades sejam executadas ou deixem de ser. Chiavenato menciona que para Fayol, a autoridade consistia no direito de dar ordens e o poder de exigir obediência". A autoridade formal é um poder concedido, pela organização, aos indivíduos.

    Para Chiavenato, a autoridade apresenta três características importantes. São elas:

    É alocada em posições (cargos), não em pessoas. Isso significa que a autoridade investida a um administrador, por exemplo, é graças ao cargo, ou à posição, por ele ocupado.

    É aceita pelos subordinados, que aceitam dos seus superiores por acreditarem que eles são possuem o direito transmitido pela organização de dar ordens e esperar que as mesmas sejam cumpridas.

    Desce pela hierarquia verticalizada: ela flui do topo até a base da organização. Logicamente as posições do topo têm mais autoridade do que as da base.

    DELEGAÇÃO

    Chiavenato define Delegação como um processo de transferência de autoridade e responsabilidade para posições mais baixas, inferiores, na hierarquia da organização.

    Com base no que foi visto acima, podemos concluir que:

    I - Item FALSO, pois a autoridade é alocada em posições (cargos), não em pessoas.

    II- Item FALSO, a autoridade implica no poder de dar ordens. Relacionada ao dever de desempenhar as tarefas está a RESPONSABILIDADE.

    III- VERDADEIRO. A transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores na hierarquia é feita por meio do processo de delegação. (V)

    IV- VERDADEIRO. A autoridade flui do topo para a base, ou seja, cada nível hierárquico que está acima dos demais níveis tem maior autoridade no contexto organizacional. (V)

    Depois de fazermos uma breve apresentação sobre os assuntos exigidos, notamos que dois itens estavam corretos e dois não. Diante disso, a opção a ser assinalada é a "E".

    GABARITO: E

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9° ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    "AQUELE QUE PODE FAZER ALGO E NÃO O FAZ É CÚMPLICE.''

  • Imagine uma prefeitura , onde o faxineiro com remun de R$ 1000 , com alta formação , foi designado para secretário municipal de obras e limpeza remun R$ 10.000. O respeito/ autoridade adveio do cargo , não por ele em sim. Acho que deu pra entender .

  • Sobre o item III. Delega-se responsabilidade? Se eu sou responsável por a manutenção de uma maquina, então posso delegar isso para um subordinado, e se a maquina quebra a responsabilidade será dele e não minha? É isso mesmo? Pelo que eu sei delega-se apenas a execução da tarefa, mas não a responsabilidade, a qual continua sendo do superior.

  • Na delegação, apenas a autoridade é transferida. A transferência de responsabilidade ocorre na descentralização. Gabarito contestável.