SóProvas


ID
4174921
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SAÚDE E LIBERDADE

Victor Ruiz Caballero/The New York Times


    A epidemia mundial de obesidade é fenômeno concreto e constitui um desafio para as autoridades sanitárias. O excesso de peso, afinal, está associado a uma série de moléstias graves como diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

    Diante de uma disparada dos índices de sobrepeso infantil, o governo chileno declarou guerra a alimentos insalubres, impondo mudanças nas embalagens, criando restrições à publicidade e elevando a carga tributária de produtos como os refrigerantes.

    A meta se mostra, a princípio, correta. Resta saber se os meios escolhidos são os mais indicados.

    Objetivos sociais relevantes não raro se chocam com garantias às liberdades individuais. Seria uma intromissão descabida do Estado na vida privada, por exemplo, proibir todo o consumo de álcool para reduzir as mortes no trânsito. 

    As regras adotadas no Chile não chegam, obviamente, a tamanha arbitrariedade. Ainda assim, ensejam discussão —o tema também está em pauta no Brasil.

    Lá, o governo determinou que as embalagens de alimentos que contenham altos teores de sal, açúcar e gordura tragam alertas para o risco de consumir o produto.

    Tais normas de rotulagem parecem corretas, desde que se evite o alarmismo. Empresas não podem se furtar à obrigação de fornecer a melhor informação científica disponível sobre o que comercializam.

    Mais controversas são as restrições ao marketing, que já baniram ícones como o tigre Tony, dos cereais açucarados Kellogg's. Neste caso se interfere na liberdade de expressão: se disciplinar a publicidade é razoável, o veto total a determinados conteúdos só se justifica em casos extremos.

    Também inspira cautela a ideia de elevar a tributação de artigos muito calóricos, a exemplo do que vários países já fazem com o cigarro e o álcool. Embora defensável, o uso de tal instrumento deve mirar apenas o consumo abusivo —não faria sentido, por exemplo, sobretaxar o pão e o macarrão.

    Deve-se levar em conta que, diferentemente do cigarro — uma droga que vicia e prejudica não somente seus usuários como aqueles que os cercam —, alimentos são necessários à vida. Mesmo os que engordam não são inadequados para todos a todo momento.

    Cabe ao Estado, sem dúvida, promover hábitos saudáveis. Mas há que preservar ao máximo a liberdade das empresas de atuar e, principalmente, a do cidadão de escolher o que vai ou não comer.

Disponível em: editoriais@grupofolha.com.br 

As palavras estão acentuadas corretamente, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Nas palavras oxítonas, os ditongos ei, eu e oi de pronúncia aberta continuam acentuados: aluguéis, anéis, bacharéis, caracóis, carretéis.

  • Está certo? Raiz tem acento.

  • Resposta letra D

    Acentua-se todas as oxítonas terminadas em (A, E ,O , EM , ENS, seguidos ou não de S,

    A palavra RAIZ, termina em IZ, portanto não leva acento. Agora se for passada para o plural (Raízes) leva acento pois foi terminada em ES.

  • GAB-B

    Famosa regra do hiato. Acentua-se o "U" e o "I" quando hiatos nos seguintes casos.

    1 - Sejam a segunda vogal do hiato.

    2 - Seja Tônicas

    3- Estejam sozinhas ou com "S" na mesma sílaba.

    4- Não sofram nasalização.

    5 - Não sejam dobradas.

    EX - SA-Í-DA; SA-Ú-DE; PA-ÍS; FA-ÍS-CA

    ERRADA - RA-ÍZ (não está sozinha, nem com S, por isso não leva acento) agora no caso de RA-Í-ZES, é acentuada pois o "I" é a segunda vogal do hiato e está sozinha.

    RA-I-NHA - Não se encaixa na regra do hiato pois o dígrafo NH nasaliza.

    XI-I-TA - Vogais dobradas também não se encaixam na regra do hiato.

  • Luiz nao tem acento, mas Luis sim.

  • GABARITO - D

    A) carretéis -  ditongos ei, eu e oi de pronúncia aberta EM PALAVRAS OXÍTONAS são acentuados.

    ------------------

    B) chapéu

    Ditongo aberto em palavra oxítona = Acentuado.

    ----------------

    C) dicil

    Paroxítona terminada em " L ".

    ---------------

    D) raíz

    ( HIATO )

    Quando a segunda vogal do hiato é "i" ou "u" (tônicos), coloca-se acento agudo, desde que esse "i" e esse "u" estejam sozinhos ou acompanhados de "s". É por isso que se põe acento em "raízes" ("ra-í-zes"), mas não se põe em "raiz" ("ra-iz" - o "i" é acompanhado de "z" na sílaba).

  • raiz, hiato seguido de z não se acentua.

  • raiz, não se acentua. hiato para ser acentuado deve seguir algumas regras

    ra- iz - seguida de Z

    1. ser a segunda vogal da sílaba
    2. ser tônica
    3. não ser repetida
    4. seguida ou não DE S na mesma sílaba
    5. não sofram nasalização
  • Hiato: Acentua vogais I e U quando forem a segunda vogal do hiato (duas vogais juntas, separadas na separação), ñ acentua o I e U quando são seguidas de L, M, N, NH, R ou Z*. Se o hiato for antecedido de ditongo em posição oxítona, mantém o acento, caso seja antecedido por paroxítona, perde o acento. 

  • A questão exige conhecimento em regra de acentuação e quer saber qual assertiva está incorretamente acentuada. Analisemos:

    a) Correta.

    Car-re-téis⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "ÉIS", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em  ditongo oral aberto. Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    b) Correta.

    Cha-péu⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "ÉU", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em  ditongo oral aberto. Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    c) Correta.

    Di-fí-cil⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em "L". As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.

    d) Incorreta.

    Ra-íz⇢  apenas é acentuada o hiato formado por "i" e "u" que fica sozinho na sílaba ou seguido de "s". Portanto, não leva acento.

    Gabarito do monitor: D

  • Bizu

    Oxítonas, terminadas em: A, E, O, EM, (s).

    Se acento para Oxítona

    Não dá para a Paroxítona

    Ex: Lá-pis (i, is, não dá acento nas oxítonas, logo dará para a paroxítona)

    I-tem (Em, dá acento para oxítona, logo não dará para a paroxítona)

    Hí-fen (En, não dá acento nas oxítonas, logo dará para a paroxítona)