SóProvas


ID
4176310
Banca
Prefeitura de Cacimbinhas - AL
Órgão
Prefeitura de Cacimbinhas - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Três pessoas são apresentadas a um jovem lógico. Um deles é um honesto Jardineiro, que nunca mente. Também é sabido que o outro é um honesto Jornaleiro, também muito honesto, porém, tem o péssimo hábito de sempre mentir, nunca dizendo a verdade. Sabe-se, também, que um é um vulgar ladrão, às vezes mente, outras diz a verdade. Mas não se sabe quem, entre eles, é quem. À frente do jovem lógico, esses três homens fazem, ordenadamente, as seguintes declarações:
O primeiro diz: “eu sou o ladrão”.
O segundo diz: “é verdade; ele, o este que falou agora, é o ladrão”;
O terceiro diz: “eu sou o ladrão”.


Com base nestas informações, o lógico pode concluir corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    Fiz um pequeno esquema para ajudá-los.

    JARDINEIRO I (JI) = VERDADE 100%

    JARDINEIRO II (JII) = FALSO 100%

    VULGAR LADRÃO (VL) = 50% VERDADE/FALSO

    Podemos começar fazendo a seguinte ordem:

    Se o VL disser que "é o ladrão", então o JI sempre diz a verdade. Logo, matamos a questão. Gabarito B.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Se quiser continuar para comprovar a assertiva B, podemos testar:

    Se o JI disser que é o ladrão, ele já está mentindo. Logo, ele nunca mente.

  • Ao meu ver, tem que fazer item por item:

    A) Não pode ser o item A de cara. Por que o jardineiro não pode ser o ladrão. Se o terceiro afirma que é o ladrão, então o jardineiro sendo o terceiro estaria firmando sendo verdade que ele é o ladrão, o que não poder ser, porque ele é o jardineiro. Ele estaria em autocontradição.

    B) Se o ladrão for o primeiro, ele já está se chamando de Ladrão. Ok. Se o jardineiro for o segundo, ele vai está confirmando que o primeiro é o Ladrão. Ok. Se o jornaleiro for o terceiro, ele via está mentindo. O que faz sentido, pois se o primeiro já disse que é o ladrão e foi confirmado pelo segundo, logo o terceiro realmente não pode ser o ladrão, porque só existe um ladrão. Então o terceiro tem que está mentindo, o que de fato se faz, porque o jornaleiro sempre mente. Logo essa é a correta com toda a certeza.

    C) O jardineiro não pode ser o primeiro, pois se ele afirma que é o ladrão, então ele está entrando em contradição, porque ele é o jardineiro e não o ladrão e o jardineiro sempre diz a verdade, mas nesse caso ele estaria mentindo. Logo não pode ser a Letra C.

    D) O jornaleiro dizendo que é o primeiro, ele afirma que é o ladrão, mas como o jornaleiro sempre mente, então, apra essa situação, ele não seria o ladrão. OK. Seguindo com a questão, a mesma afirma que o ladrão é o terceiro. ok de novo. Porém, sobr ao jardineiro (o que fala sempre a verdade) dizer que o primeiro É O LADRÃO. Enquanto que o primeiro já disse que não é ladrão, fazendo com que o Jardineiro, o homem da verdade, entre em contradição. O que não pode ocorrer. Logo, alternativa ERRADA.

    E) Se o jornaleiro afirma que é o primeiro, automaticamente, como ele sempre mente, ele não é o ladrão. OK. Seguindo com a questão, a mesma afirma que o ladrão é o segundo. Só que, se for assim, sobra o terceiro, que afirma que é o ladrão, ser o jardineiro. Mas o jardineiro não é ladrão, ele é jardineiro. Ele não pode afirmar que é o ladrão, pois só há um ladrão na história. Não tem como o terceiro ser o ladrão e o segundo ser o ladrão. ERRADA

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/AH2gFxS7kVo

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D