Embora a interiorização da capital do país fosse projeto antigo, provavelmente da época do governo de D. João VI no Brasil (1808 a 1821), é na constituição de 1946 que é estabelecida a proposta oficial de transferência da capital , por uma questão de defesa. A preocupação, nesta época após a segunda guerra mundial, era a de um ataque da marinha soviética, o que , na verdade, era bastante improvável.
A escolha do local de construção da nova capital e, a sua construção, coube ao governo de Juscelino Kubitschek, entre 1956 a 1960. A pedra fundamental da obra foi colocada a 21 de abril de 1956 e, a inauguração de Brasília aconteceu quatro anos depois, no mesmo 21 de abril.
Uma das alternativas indica o estilo arquitetônico de Brasília, que tem conteúdo simbólico.
A) INCORRETA- O estilo considerado “Latino" é mais típico das regiões hispano-americanas.
B) INCORRETA- O estilo Barroco é do século XIX.
C) INCORRETA- Vários estilos podem ser qualificados como “europeu". Não há clareza na nomenclatura . e, este não é o estilo das construções em Brasília.
D) INCORRETA- O estilo colonial é associado à “atraso" , “passado" e “conservadorismo". Exatamente o oposto do que se pretendia com a construção da nova capital
E) CORRETA- O projeto de Brasília, de Oscar Niemayer e Lúcio Costa foi a representação do que se entendia por “moderno" como sinônimo de “progresso".
Gabarito do Professor: Letra E.