SóProvas


ID
4182556
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cem anos de solidão [fragmento]

Gabriel García Marquez


O coronel Gerineldo Márquez foi o primeiro a perceber o vazio da guerra. Na sua condição de chefe civil e militar de Macondo mantinha duas vezes por semana conversas telegráficas com o coronel Aureliano Buendía. No começo, aquelas entrevistas determinavam o curso de uma guerra de carne e osso cujos contornos perfeitamente definidos permitiam estabelecer a qualquer momento o ponto exato em que se encontrava, e a prever seus rumos futuros. Embora nunca se deixasse arrastar para o terreno das confidências, nem mesmo pelos amigos mais próximos, coronel Aureliano Buendía conservava o tom familiar que permitia identificá-lo [1] do outro lado da linha. Muitas vezes prolongou as conversas muito além do tempo previsto e deixou-as [2] derivar rumo a comentários de caráter doméstico.

(MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. 91.ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. p. 177)

Sobre os termos destacados no texto e sua devida concordância, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • acertei!, mas por um momento fiquei em dúvida pelo fato da letra B, o sobrenome está escrito incorretamente e seria pegadinha da banca.

  • GAB-B

    Embora nunca se deixasse arrastar para o terreno das confidências, nem mesmo pelos amigos mais próximos, coronel Aureliano Buendía conservava o tom familiar que permitia identificá-lo. (Pronome "LO" retoma coronel Aureliano Buendía)[1] do outro lado da linha.

    Muitas vezes prolongou as conversas muito além do tempo previsto e deixou-as (Pronome "AS" retoma "as conversas" [2] as conversas derivar rumo a comentários de caráter doméstico.

  • GABARITO - B

    I) coronel Aureliano Buendía conservava o tom familiar que permitia identificá-lo 

    Identificar o coronel.

    II)  prolongou as conversas muito além do tempo previsto e deixou-as 

    Deixou as conversas.